Divulgação/ Fifa
Divulgação/ Fifa

Fifa contrata Marco Van Basten como novo diretor técnico

Ex-atacante terá como atribuição cuidar do desenvolvimento técnico do esporte

Estadão Conteúdo

23 de setembro de 2016 | 13h16

A Fifa anunciou nesta sexta-feira a contratação do ex-atacante holandês Marco Van Basten como seu novo diretor técnico. De acordo com a entidade máxima do futebol, o ex-jogador do Ajax e do Milan terá como atribuição cuidar do desenvolvimento técnico do esporte, desde a inovação tecnológica até a arbitragem. "Tivemos várias discussões com ele nos últimos meses e ouvimos suas opiniões sobre o jogo, tendo ciência sempre de tudo o que ele fez pelo futebol. Para mim, ficou imediatamente claro que Marco é um reforço fantástico para a Fifa", disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

O dirigente afirmou ainda que a contratação é mais uma forma de manter o futebol dentro da entidade, em uma crítica indireta à gestão anterior, de Joseph Blatter, que era cercado somente por executivos sem ligação direta com o esporte. "Marco Van Basten é futebol", destacou Infantino. 

É por essa razão que o presidente da Fifa já havia contratado Zvonimir Boban como subsecretário-geral da entidade. Boban, aliás, foi parceiro de Van Basten no Milan, na década de 90. "Temos que proteger e desenvolver o futebol. Marco é um grande especialista, e não apenas uma lenda do futebol", disse o presidente da Fifa. "É uma grande honra para mim ser apontado para este cargo. Estou muito orgulhoso por ter esta oportunidade de trabalhar na casa da Fifa, a casa do futebol mundial. Espero poder dar minha contribuição para garantir que o futebol continue sendo o esporte número 1 do mundo", disse Van Basten, que era auxiliar técnico da seleção holandesa antes de ser contratado por Infantino.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.