PUBLICIDADE

Fifa define datas do Mundial Sub-17 no Brasil; sorteio será em 11 de julho

A ideia da CBF é não usar os estádios da Série A do Campeonato Brasileiro no torneio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Três meses depois de se decidir pela mudança de sede do Peru para o Brasil

, por problemas estruturais, a

Fifa

anunciou nesta sexta-feira as datas do Mundial Sub-17 Masculino. Atendendo a um pedido feito pela

PUBLICIDADE

, por conta do pouco tempo de preparação com a alteração repentina, o torneio será disputado de 26 de outubro a 17 de novembro deste ano.

De acordo com a Fifa, em um comunicado oficial emitido nesta sexta-feira, as sedes do Mundial e o calendário de partidas serão anunciados antes do sorteio dos grupos, que será realizado no dia 11 de julho na sede da entidade, em Zurique, na Suíça.

Publicidade

Sede da Fifa, na Suíça. Foto: AFP

"Nos últimos anos o Brasil recebeu com êxito grandes competições, incluindo a Copa do Mundo (em 2014) e os Jogos Olímpicos (no Rio de Janeiro, em 2016). Estamos convencidos de que sua capacidade e a paixão dos torcedores contribuirão para o êxito do Mundial Sub-17", afirmou o ex-jogador croata Zvonimir Boban, atual secretário geral adjunto da Fifa.

A ideia da CBF é não usar os estádios da Série A do Campeonato Brasileiro, que estará em suas rodadas finais. A entidade pensa em dividir a competição por regiões próximas, em arenas menores, para facilitar os deslocamentos e evitar custos mais altos.

O Mundial Sub-17 terá sua 18.ª edição em 2019. O maior vencedor é a Nigéria com cinco conquistas, sendo a última em 2015. O Brasil vem na sequência com três títulos - 1997 (no Egito), 1999 (na Nova Zelândia) e 2003 (na Finlândia). Essa será a primeira vez que o País receberá a competição, que tem a Inglaterra como a atual campeã. Em 2017, na Índia, bateu a Espanha na final, mas não se classificou para defender a taça.

Dos 24 participantes em 2019, 23 já estão definidos. Falta apenas um representante da África. Os países já garantidos são: Brasil, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Tajiquistão, Angola, Camarões, Nigéria, Canadá, Haiti, México, Estados Unidos, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Nova Zelândia, Ilhas Salomão, França, Hungria, Itália, Holanda e Espanha.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.