Fifa diz que África do Sul não está pronta para Copa

'Poderiam ser anfitriões do Mundial amanhã de manhã? A resposta é não', critica secretário-geral

AE, Agencia Estado

23 de fevereiro de 2010 | 12h41

Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, disse nesta terça-feira que a África do Sul ainda não está pronta para receber a Copa do Mundo, que será realizada a partir do dia 11 de junho. Ele afirmou que ainda não sabe onde as seleções irão ficar alojadas.

O Soccer City, em Johannesburgo, vai receber a partida de abertura e a final, mas ainda não está concluído, e não existe a certeza de que os estádios estarão lotados. Além disso, o local onde a Inglaterra ficará hospedada pode ser alterado.

"Se a pergunta é: Poderiam ser anfitriões do Mundial amanhã de manhã? A resposta é não", disse Valcke. "Nesta etapa, não podemos jogar o Mundial porque o Soccer City não está pronto. Nesta etapa, não poderíamos jogar a partida de abertura. Isso é um fato. Nesta etapa, temos 700 mil ingressos ainda sem ter sido vendidos. Nesta etapa, posso fazer uma lista de coisas que não estão prontas para o Mundial", afirmou.

Valcke ressaltou que a África do Sul precisará acelerar a preparação. "Nos restam 108 dias. Parece pouco, é pouco, mas ainda assim se ficarmos acordadas todas noites e todos dias, estaremos prontos para quando chegar o Mundial", completou.

A Fifa espera ter nesta terça-feira a definição dos locais de treinamentos das 32 seleções, mas o prazo fracassou, já que algumas equipes estão mudando seus planos. A Inglaterra ainda não definiu se vai ficar no Campus Esportivo Real Bafokeng, perto de Rustemburgo, por causa das condições do campo e do atraso na construção dos dormitórios.

A Argélia decidiu mudar de sede nesta terça-feira e a África do Sul anunciou no domingo que se viu obrigar a abandonar um local que estava em más condições.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.