PUBLICIDADE

Fifa fará primeiro teste com uso de TV na arbitragem

Jogo escolhido é entre Itália e França, em Bari

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em mais uma etapa da reformulação do futebol mundial proposta pela Fifa, a entidade fará nesta quinta-feira o primeiro teste oficial com o auxílio de árbitros de TV. Assistentes de vídeo vão se posicionar numa cabine especial para acompanhar, pelo monitor, todos os lances da partida amistosa entre Itália e França, em Bari, a partir das 15h45. O teste visa aprimorar e reduzir as incorreções da arbitragem em jogos oficiais de todos os compeonatos da Fifa, incluisive numa Copa do Mundo, embora, a princípio, trata-se apenas de testes. 

Os auxiliares do árbitro holandês Bjorn Kuipers, escalado para o confronto, acompanharão o encontro em espaço reservado no estádio San Nicola com a finalidade de se comunicar com o juiz toda vez que ele tiver dúvidas ou agir de forma incorreta. As novas regulamentações indicam que as decisões da arbitragem podem ser alteradas após as imagens dos vídeo comprovarem o erro. O foco está sobre a validação de um gol duvidoso, aplicação de cartão vermelho, pênaltis e briga de jogadores.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, estará presente no primeiro testecom uso de TV na arbitragem Foto: Reuters

Por enquanto, nesse primeiro momento, os árbitros não poderão parar a partida. As informações serão trocadas via rádio durante a realização do jogo. Está prevista no estádio a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, com seus homens de confiança da árbitragem, o suíço Massimo Busacca e o italiano Pierluigi Collina.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.