Fifa suspende búlgaro por doping nas Eliminatórias

Um jogador da seleção da Bulgária testou positivo para "substâncias proibidas" em um exame antidoping realizado após uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 e foi suspenso provisoriamente pela Fifa nesta quinta-feira. A imprensa búlgara informou que um porta-voz da associação nacional de futebol do país confirmou que o jogador envolvido é o lateral Yordan Minev, de 32 anos, do Ludogorets Razgrad, atual campeão nacional.

AE-AP, Agência Estado

26 de setembro de 2013 | 09h37

A Fifa disse que o jogador, não-identificado pela entidade, deu positivo em exame antidoping realizado após a vitória por 2 a 1 da Bulgária sobre Malta, em Valletta, no dia 10 de setembro. "A análise de uma amostra revelou a presença de substâncias proibidas", disse, em um comunicado.

A Fifa impôs uma suspensão inicial de 30 dias, o que o deixará fora dos dois últimos jogos da Bulgária nas Eliminatórias, no próximo mês, contra a Armênia, fora de casa, e a República Checa, em casa, pelo Grupo B. A Itália já conquistou o primeiro lugar da chave e se classificou para a Copa do Mundo, enquanto a Bulgária, na segunda posição, luta por uma vaga na repescagem.

Além de desfalcar a seleção búlgara, Minev ficará fora dos próximos compromissos do seu clube, o Ludogorets. Durante o período de suspensão, o time vai disputar duas partidas pela Liga Europa.

Recentemente, a Fifa revelou casos de doping de jogadores das seleções da Jamaica, Marrocos e Zimbábue, que testaram positivo em jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Em um quinto caso no torneio classificatório, a Fifa suspendeu o meia peruano Joel Sánchez por dois anos em março.

Além disso, a Fifa também revelou um resultado positivo em exame antidoping feito por um jogador da seleção do Taiti durante a disputa da Copa das Confederações, em junho, no Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.