Fifa suspende pena de Beckenbauer por se omitir em investigação

O próprio alemão informou que não precisará ficar afastado por 90 dias, já que decidu cooperar com processo sobre a Copa do Catar 

PUBLICIDADE

Por Jamil Chade
Atualização:

Franz Beckenbauer decidiu cooperar com as investigações da Fifa sobre as suspeitas de corrupção no Catar e o alemão teve sua pena suspensa pela entidade. A Fifa havia tomado a decisão de afastar o Kaiser por 90 dias por conta de sua recusa de participar do processo legal. A informação do fim da punição é do próprio alemão e a Fifa ainda não confirmou. Mas Beckenbauer já indicou que não viajará para a Copa do Mundo do Brasil.

PUBLICIDADE

O alemão estava suspenso de qualquer atividade no futebol, inclusive de entrar em estádios. A Fifa está investigando as acusações de compra de votos pelo Catar para sediar a Copa de 2022 e era uma obrigação de todos os cartolas e ex-dirigentes envolvidos no assunto de responder às perguntas feitas pelo investigador da entidade, Michael Garcia.

Há três semanas, o Estado revelou com exclusividade que Garcia conta com documentos sólidos apontando para uma corrupção e a Copa de fato está ameaçada.

FILES- This picture taken on July 24, 2013. shows Bayern Munich's honorary president Franz Beckenbauer ahead of the "Uli Hoeness Cup" friendly football match FC Bayern Munich vs FC Barcelona in the stadium in Munich, southern Germany. German legend Franz Beckenbauer has had his 90-day ban from any football-related activity lifted by FIFA, his manager said on June 27, 2014 in a statement posted on Twitter. Foto: Christof Stache/AFP

Mas chamou a atenção de todos a recusa do alemão em aceitar ser questionado. "A aparente quebra (do código de ética da Fifa) por Beckenbauer é relacionada a sua falta de cooperação com a investigação do Comitê de Ética apesar dos repetidos pedidos de ajuda, incluindo pedidos para que ele providenciasse informações durante entrevista pessoal ou por meio de resposta a questões escritas tanto em inglês quanto em alemão", indicou a Fifa quando suspendeu o ex-craque.

O alemão, depois da suspensão, acabou aceitando responder às perguntas por escrito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.