PUBLICIDADE

Publicidade

Fifa vai usar no Mundial de Clubes tecnologia que detecta impedimento automaticamente

Recurso já foi testado na Copa Árabe e será utilizado no torneio com a participação do Palmeiras em Abu Dabi

Foto do author Ricardo Magatti
Por Ricardo Magatti
Atualização:

O Mundial de Clubes 2021 terá uma novidade. A Fifa vai usar uma tecnologia capaz de detectar automaticamente um impedimento. A entidade já havia testado o recurso na Copa Árabe, no Catar, e vai lançar mão da ferramenta também no torneio em Abu Dabi que terá a participação do Palmeiras e começa na próxima quinta-feira.

O sistema consiste em uma tecnologia de rastreamento a partir de imagens de câmeras instaladas sob o teto do estádio que capturam todos os movimentos dos atletas em campo e da bola. O recurso permite a criação em tempo real de representações visuais tridimensionais dos esqueletos animados dos jogadores. São ângulos de até 29 pontos de dados por cada jogador.

Tecnologia ganha atualizações para revisão de jogadas pelo árbitro de vídeo Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari

PUBLICIDADE

Com isso, é possível detectar quando um atleta está em posição irregular. O sistema emite a mensagem ao árbitro de vídeo, que avisa o juiz principal. O recurso permite que não seja mais necessário traçar manualmente, na central do VAR, as linhas verticais e horizontais do impedimento para saber se o corpo do atacante está à frente do defensor.

Segundo a Fifa, graças às nova fontes de dados e processamento fornecidas por empresas de visualização baseadas em inteligência artificial, uma partida inteira pode ser assistida como uma animação virtual com apenas alguns segundos de atraso, o que proporciona a treinadores, equipe médica e outros especialistas a oportunidade de examinar o jogo sob novas perspectivas. É possível, por exemplo, analisar a ação do ponto de vista de um jogador específico em campo, examinar um momento de mudança de jogo de um ângulo diferente ou obter uma visão panorâmica do gramado.

A Fifa avalia que a tecnologia fornece informações "inovadoras" e considera que a experiência com o sistema foi bem-sucedida na Copa Árabe, o que fez com que a entidade decidisse usá-lo também no Mundial de Clubes em Abu Dabi. É provável que a tecnologia esteja presente na Copa do Mundo do Catar. No ano passado, Arsène Wenger, atual chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, prometeu, sem dar detalhes à época, que a ferramenta será "a próxima das grandes evoluções da arbitragem".

"Acreditamos que o acesso a essa nova fonte de dados pode impactar positivamente o jogo, otimizando os processos de tomada de decisão e aumentando a objetividade", disse Johannes Holzmüller, diretor de tecnologia e inovação do futebol da Fifa, "No entanto, estamos apenas no início desta jornada de desenvolvimento e possíveis casos de uso precisam ser testados minuciosamente para avaliar os recursos com vistas à eventual implementação", ponderou.

O Palmeiras embarca para Abu Dabi nesta quarta-feira, dia 2, e estreia no Mundial de Clubes na próxima terça, dia 8, às 13h30 (de Brasília). O rival da semifinal sairá do confronto entre Al Ahly, do Egito, e Monterrey, do México. Também participam da competição Chelsea, Al Hilal, Al Jazira e Pirae. O torneio tem início no dia 3 e termina dia 12, data da final.

Publicidade