Figo se aposentará neste domingo em partida da Inter

O meia Luís Figo anunciou neste sábado que está deixando o futebol. O jogador de 36 anos fará sua despedida dos gramados neste domingo, quando a Inter de Milão encara a Atalanta pela última rodada do Campeonato Italiano, no San Siro, já com o título garantido. O português vinha sofrendo com seguidas contusões nos últimos anos, além de amargar a reserva da Inter.

AE, Agencia Estado

30 de maio de 2009 | 16h46

Mesmo com um fim de carreira sem brilho no time italiano, Figo fez questão de agradecer pela oportunidade de encerrar a carreira em Milão. "Estou muito realizado que meu último domingo como jogador seja para mim, e para todos da Inter, um domingo de comemorações pela conquista do quarto título consecutivo do Italiano", afirmou o jogador no site da Inter, agradecendo também ao presidente Massimo Moratti e aos torcedores.

Figo ainda fez questão de lembrar todos que o ajudaram desde o Sporting, de Lisboa, quando foi revelado para o futebol, passando por Barcelona, Real Madrid, e pela seleção portuguesa. Depois de aparecer bem no time português, o meia se destacou no Barça, ganhando por duas vezes o Campeonato Espanhol e por mais duas a Copa do Rei. Depois, foi para o arquirrival Real Madrid, em uma transferência polêmica.

Em Madri, participou da era dos "galácticos", vivendo o auge de sua carreira. Além de conquistar mais um título espanhol e faturar a Liga dos Campeões pelo clube madrilenho, Figo ainda foi eleito como melhor jogador do mundo pela Fifa em 2001. Na Inter de Milão, chegou em 2005 e desde lá foi quatro vezes campeão italiano, atuando como titular nas duas primeiras temporadas. Em 2006, ainda conquistou a Copa da Itália pelo time milanês.

Na seleção portuguesa, Figo participou do vice-campeonato da Eurocopa em 2004 e também estava no time dirigido pelo técnico Luiz Felipe Scolari na boa campanha da Copa do Mundo de 2006, quando Portugal terminou com o quarto lugar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.