Cafu
Foto postada por Cafu ao lado do filho Danilo no Dia dos Pais Cafu

Filho de Cafu sofre enfarte jogando futebol e morre aos 30 anos

Danilo Feliciano de Moraes teve um mal-estar na comemoração do aniversário da irmã em Barueri

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de setembro de 2019 | 07h37

Filho mais velho do pentacampeão mundial Cafu, Danilo Feliciano de Moraes, de 30 anos e não 29 conforme divulgado anteriormente, morreu nesta quarta-feira vítima de enfarte. Ele teve um mal-estar súbito enquanto jogava bola na casa da família, em Alphaville, Barueri, durante as comemorações do aniversário da irmã e sofreu uma parada cardíaca enquanto era socorrido às pressas para a unidade de Alphaville do Hospital Albert Einstein.

LEIA MAIS> Mundo do futebol lamenta morte de filho do capitão Cafu

O corpo de Danilo será enterrado às 13h30, no Cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes. "Hoje (é) um dia muito triste. Aos 30 anos, meu filho Danilo acaba de nos deixar. Acabo de perder um anjo, e o céu acaba de (ganhar) um", escreveu Cafu.

Ao longo da madrugada, vários clubes de futebol e ex-companheiros de Cafu mandaram mensagens de solidariedade. "O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Danilo, filho do @officialcafu. O clube se solidariza e deseja muita força aos familiares e amigos do ídolo tricolor", postou o São Paulo, clube onde o ex-lateral ganhou os títulos da Libertadores e do Mundial em 1992 e 1993.  

"A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento de Danilo, filho de @officialcafu, e manifesta as condolências ao pentacampeão mundial e sua família", diz a mensagem do Palmeiras. No time alviverde, Cafu conquistou o Campeonato Paulista de 1996. Nesses clubes, quando era criança, Danilo acompanhava o pai em alguns treinamentos.

Com passagens marcantes por Roma e Milan, Cafu venceu duas vezes a Copa do Mundo (1994 e 2002) com a seleção brasileira e detém vários recordes com a camisa verde e amarela, como o de mais partidas disputadas, com 142 jogos. 

Tudo o que sabemos sobre:
CafuDanilo Feliciano de Moraesfutebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

‘Enfarte em jovens é raro, mas pode ser fatal’, alerta cardiologista

Danilo Feliciano de Moraes, de 29 anos, se sentiu mal após partida de futebol com amigos em Barueri, na Grande São Paulo

Camila Tuchlinski, O Estado de S.Paulo

05 de setembro de 2019 | 09h27

Sintomas como dor na região torácica, falta de ar, náusea, indigestão, dor abdominal, tontura, suor frio e fraqueza podem indicar um episódio de enfarte. Para além disso, ansiedade, desconforto no ombro ou palpitações também são registradas em alguns casos.

Nesta quarta-feira, 4, Danilo Feliciano de Moraes, filho mais velho do ex-jogador Cafu, morreu aos 29 anos de idade, vítima de enfarte.

Ele jogava futebol com amigos em casa, em Barueri, na Grande São Paulo, quando passou mal durante as comemorações do aniversário da irmã.

Danilo chegou a ser encaminhado para o Hospital Albert Einstein na unidade de Alphaville, mas não resistiu ao sofrer uma parada cardíaca. 

Casos de enfarte em pessoas dessa faixa etária não são comuns, mas podem chegar com gravidade, de acordo com o cardiologista Carlos Alberto Pastore.

“O enfarte em jovens é raro, mas pode ser fatal. Não existe enfarte do nada. Tem uma frase num hospital de Nova Iorque que diz: ‘Morte súbita não existe e leva anos para acontecer’. Ele (Danilo) devia ter alguma coisa e em geral jovens não fazem grandes avaliações”, afirma.

A chance de um episódio de enfarte voltar a acontecer vai depender do estado de saúde do indivíduo. “Se for por obstrução de coronária por aterosclerose sim. Pode ser também uma má formação congênita. A principal dica é prestar atenção na genética familiar, pois a história se repete”, ressalta Pastore.

Para evitar o chamado ‘efeito surpresa’, homens e mulheres devem realizar exames periódicos, de preferência uma vez ao ano. O cardiologista recomenda também a avaliação da saúde sobretudo antes de atividades físicas intensas.

 

VEJA TAMBÉM: Quais sintomas podem indicar um enfarte?

 

No Dia dos Pais, Cafu publicou uma foto com os filhos. Danilo aparece sorridente, de camiseta branca.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Feliz dia dos pais! ❤️ . . . . . #familia #diadospais #filhos

Uma publicação compartilhada por Cafu (@cafu2) em

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.