PUBLICIDADE

Publicidade

Final da Copa divide família do vice-primeiro-ministro britânico

Nick Clegg possui mãe holandesa e esposa espanhola. Seu esporte favorito não é o futebol, mas sim o esqui

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O vice-primeiro-ministro britânico Nick Clegg, cuja mãe é holandesa, e sua esposa, a espanhola Miriam González, vão ficar em lados opostos durante a final da Copa do Mundo da África do Sul, neste domingo.

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

Segundo o jornal "The Independent", Miriam e seus dois filhos mais velhos, apaixonados por futebol, torcerão fervorosamente pela seleção espanhola. Entretanto, Clegg, que fala espanhol, se sente "biologicamente meio holandês", como ele mesmo disse em mais de uma ocasião: sua mãe, Hermance van den Wall Bake, estava com sua família na Indonésia, quando o Japão invadiu em 1942 a então colônia holandesa.

 

Em 1956, na Inglaterra, Hermance conheceu Nicholas Clegg senior, filho da baronesa nascida na Rússia Kira von Engelhardt, com quem se casou: fruto do casamento foram quatro filhos, entre eles o futuro líder liberal-democrata.

 

Um porta-voz de Clegg confirmou ao jornal que ele torcerá pela Holanda na decisão do próximo domingo, que vai coroar a oitava seleção campeã mundial na história.

 

O fato de os filhos serem fanáticos por futebol fez com que o líder se interessasse por futebol, embora seu esporte favorito seja o esqui. Na quarta-feira, 7, Clegg deixou uma festa em Downing Street (residência do primeiro-ministro do Reino Unido) antes do fim para poder acompanhar com sua família o jogo das semifinais entre Alemanha e Espanha. Segundo testemunhas, o vice-primeiro-ministo foi à festa com uma gravata laranja, cor da seleção holandesa.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.