Gilvan Souza/Flamengo
Gilvan Souza/Flamengo

Flamengo anuncia técnico Dorival Júnior após oficializar demissão de Paulo Sousa

Treinador fazia bom trabalho no Ceará, mas deixou clube cearense para iniciar sua terceira passagem pelo time carioca

Redação, O Estado de S.Paulo

10 de junho de 2022 | 13h52

Flamengo confirmou a contratação do técnico Dorival Júnior no início da tarde desta sexta-feira, horas após oficializar a demissão de Paulo Sousa. O acordo com o novo treinador estava fechado desde quinta-feira, quando ele acertou sua saída do Ceará para assinar com o clube carioca.

Dorival chega ao Rio de Janeiro com a missão de melhorar as atuações da equipe rubro-negra para acalmar os ânimos da torcida. Paulo Sousa, dono de 67% de aproveitamento, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas, vinha sofrendo grande pressão, mesmo com bons resultados, pois os torcedores não estavam satisfeitos com o futebol apresentado pelo time.

O fim da linha para o português foi a derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, na quarta-feira, dias após o revés por 2 a 1 para o lanterna Fortaleza no Maracanã. Comunicado de que não continuaria no cargo, ainda comandou o treinamento da quinta-feira, horas antes de o clube divulgar uma nota confirmando publicamente a demissão. 

Substituto do português, Dorival sabe bem o ambiente que vai encontrar na Gávea, uma vez que tem duas passagens pelo Flamengo. A primeira foi em 2012, quando ficou em 11º lugar do Brasileirão, antes de deixar o comando em março do ano seguinte. Na época, não chegou a um acordo com a diretoria sobre uma redução de 50% no valor de seu salário, em um momento no qual a prioridade do clube era reduzir gastos. 

Já a última passagem se deu há quatro anos. Em 2018,  Dorival Júnior assumiu temporariamente o cargo e saiu no final do ano para dar lugar a Abel Braga, justamente no início da atual gestão do presidente Rodolfo Landim. No Ceará, assumido por ele em março deste ano, conseguiu bons resultados, inclusive a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana com a melhor campanha da fase de grupos. O último jogo no comando do alvinegro cearense foi nesta quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, fora de casa. 

Apesar de já ter confirmado o novo técnico, o Flamengo treinou nesta sexta-feira, em Atibaia, sob o comando de Mário Jorge, treinador do time sub-20. Dorival Júnior vai encontrar o elenco em Porto Alegre, para onde a delegação embarca ainda nesta tarde, em preparação para enfrentar o Internacional, sábado, no Beira-Rio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.