Marcelo Cortes/Flamengo
Marcelo Cortes/Flamengo

Flamengo entra com ação contra a Globo por divergência no contrato do Brasileirão

Clube questiona os valores repassados pelo direitos de transmissão e também reclama de quantidade de jogos no pay-per-view

Redação, Estadão Conteúdo

30 de janeiro de 2020 | 14h46

O Flamengo entrou com uma ação na Justiça, na 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro, em que questiona pontos do contrato celebrado com a Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A ação amplia o imbróglio entre a equipe e a TV, que não chegaram a um acordo pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca.

De acordo com a argumentação apresentada pelo Flamengo em sua ação, a Globo previa a assinatura de contratos específicos para cada mídia negociada para o período de 2019 a 2024, mas destaca que isso nunca, de fato, aconteceu. A Globo confirma ser alvo da ação.

"O Flamengo ajuizou uma ação cível no Rio de Janeiro em que alega divergir da Globo quanto à interpretação de três pontos do contrato que mantém com a empresa sobre os direitos de transmissão das partidas de futebol do Campeonato Brasileiro. Esses pontos dizem respeito à fórmula de cálculo da remuneração, à periodicidade dos pagamentos e ao ressarcimento de despesas com viagens. O clube teria pedido que a Justiça se manifeste sobre as divergências alegadas", afirma a Globo em trecho da nota oficial em que confirma ter sido acionado judicialmente pelo time carioca.

Assim, o Flamengo questiona na Justiça os valores que estão sendo repassados ao clube pelo direitos de transmissão e também pela negociação para transmissão de seus jogos pelo sistema de pay-per-view.

A petição do Flamengo também reclama que os jogos do clube vêm tendo a sua transmissão concentrada no pay-per-view, com poucas exibições na TV aberta e na TV fechada, o que alega, nesse caso, ser uma ação orquestrada para prejudicar o concorrente Esporte Interativo.

"(A Globo) Tem um contrato para o Brasileirão nos mesmos moldes do celebrado com os outros clubes e que vem sendo cumprido regularmente, com transparência. A Globo não se manifesta sobre questões sub judice, mas que considera que são normais eventuais divergências sobre interpretações contratuais. E que confia que vai chegar numa solução consensual com o Flamengo, com quem tem uma parceria de longo prazo e uma paixão em comum, o futebol brasileiro", acrescenta a Globo.

Por divergências sobre valores, Flamengo e Globo não chegaram a um acordo na negociação pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca. Com isso, nenhum jogo do time no Estadual vem sendo exibido pela TV.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.