Wilton Junior/AE
Wilton Junior/AE

Flamengo vence Botafogo e provoca decisão do Carioca

Com gol contra de Emerson, equipe rubro-negra ganha por 1 a 0 no Maracanã e conquista a Taça Rio

Agencia Estado

19 de abril de 2009 | 18h55

O Flamengo conquistou neste domingo a Taça Rio, ao derrotar o Botafogo por 1 a 0, e se credenciou para disputar a final do Campeonato Carioca contra o mesmo rival, que foi campeão da Taça Guanabara e levaria o título de forma antecipada se tivesse vencido neste domingo. A decisão será jogada nos próximos dois domingos, com ambas as partidas no Maracanã, e sem vantagem - se houver resultados iguais, o título será definido nos pênaltis.

Veja também:

tabela Estadual do Rio: Calendário / Resultados

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

O gol do título saiu graças a uma jogada bisonha do zagueiro Emerson, do Botafogo, aos 17 minutos do segundo tempo. Após cobrança de falta bem fechada pelo lateral Juan, ele tentou afastar a bola, mas errou e acabou chutando de canela para o próprio gol. O lance marcou o clássico que levou mais de 80 mil pessoas ao Maracanã.

O Flamengo, que precisava da vitória para manter a chance de ser tricampeão carioca, atacou a maior parte do tempo, mas cedeu espaço ao Botafogo, que teve pelo menos duas boas chances de abrir o placar na primeira etapa: aos 14, Victor Simões pegou mal na bola e chutou para fora, após passe de Maicosuel; cinco minutos depois, o mesmo Maicosuel acertou a trave de Bruno.

No segundo tempo, o jogo seguia equilibrado até o Flamengo marcar o gol - pouco antes, Kleberson havia obrigado o goleiro Renan a boa defesa. Com o placar aberto, o Botafogo saiu desordenadamente para o ataque e não chegou a criar nenhuma chance de perigo. O Flamengo, por sua vez, esteve perto de ampliar, em dois lances com Erick Flores, mas o placar ficou mesmo no 1 a 0, que forçou a realização da terceira decisão seguida entre Flamengo e Botafogo - nos últimos dois anos, o time rubro-negro levou a melhor.

FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO

Flamengo - Bruno; Ronaldo Angelim, Airton e Fábio Luciano; Leonardo Moura, Willians, Kléberson, Ibson (Toró) e Juan; Emerson (Josiel) e Zé Roberto (Erick Flores). Técnico: Cuca.

Botafogo - Renan; Fahel (Renato), Juninho e Emerson (Túlio Souza); Alessandro, Leandro Guerreiro, Léo Silva (Gabriel), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Gol - Emerson (contra), aos 17 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Luiz Antônio Silva Santos.

Cartões amarelos - Emerson e Ibson (Flamengo); Maicosuel, Reinaldo e Emerson (Botafogo).

Cartão vermelho - Thiaguinho (Botafogo).

Renda - R$ 1.456.470,00.

Público - 75.395 pagantes (83.359 no total).

Local - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.