Florida Cup une futebol e marketing na pré-temporada dos brasileiros

Clubes do País usam torneio nos EUA para ganhar dinheiro e obter maior visibilidade. Datas dos jogos são conhecidas

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Por Daniel Batista

A crise financeira que assola os clubes brasileiros faz com que a pré-temporada deixe de ser apenas um período de treinos e se torne também uma forma de fazer renda, direta e indiretamente, por meio de ações de marketing. Dentro desse contexto, a Florida Cup desponta como um torneio em que as equipes conseguem se preparar bem para o ano e fazer caixa. E a competição terá novidades em 2017. Em setembro, os organizadores da Florida Cup anunciaram que o torneio será disputado de duas formas distintas, com 14 equipes, seis delas brasileiras: Corinthians, São Paulo, Flamengo, Atlético-MG, Internacional e Vasco. O Estado obteve com exclusividade as datas em que os brasileiros estrearão.

Atlético-MG voltará aos Estados Unidos para disputar a Florida Cup em 2017 Foto: Bruno Cantini/Divulgação

O primeiro a entrar em campo será o Atlético-MG, dia 11 de janeiro. Em seguida, jogam Flamengo, Corinthians, Vasco, São Paulo e Internacional (mais informações no quadro ao lado).Atlético-MG e Flamengo vão disputar um torneio de grupos contra equipes alemãs e americanas. Cada vitória valerá um ponto para o país. No caso dos Estados Unidos, os representantes serão o Tampa e por um time que ainda não foi definido.

Já as demais equipes farão um mata-mata. São Paulo e Inter estão na mesma chave enquanto Corinthians e Vasco ficam do outro lado. Assim, será possível, por exemplo, ter São Paulo e Corinthians na final. No total, a competição, que será televisionada para 170 países, vai gerar entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões (de R$ 64 milhões a R$ 96 milhões). Os clubes não terão qualquer custo durante o torneio e ainda receberão pela participação. O valor varia, mas pode chegar perto de R$ 1 milhão. 

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“Quanto mais engajado o clube estiver em estimular e monetizar suas propriedades, mais dólares ele conseguirá. Os próprios clubes têm a oportunidade de realizar ações em solo americano, por exemplo com a venda de produtos oficiais”, explicou Ricardo Silveira, sócio-fundador da empresa que organiza o torneio. 

Os organizadores do evento usam a imagem dos clubes e esses podem aproveitar o fato de estar em solo americano para buscar maior visibilidade internacional, novos torcedores e possíveis patrocinadores. “Nos propicia intercâmbio e ações de marketing junto com o nosso torcedor local”, disse Gustavo Herbetta, superintendente de marketing do Corinthians. “No aspecto esportivo, o futebol terá uma boa estrutura e um ambiente favorável para começar bem o ano”, analisou o diretor executivo de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha.

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Os organizadores do torneio devem passar a fazer duas edições por ano da competição. A segunda será em julho e deverá ter mais equipes da Europa e dos EUA. Existe a possibilidade de times brasileiros serem convidados, mas, como estará no meio da temporada nacional, a tendência é que fiquem de fora. 

Pela primeira vez, o torneio contará com uma equipe chinesa. O Shanghai, onde jogam o brasileiro Hulk e o argentino Dario Conca, foi convidado, pois a organização visa também o mercado asiático. 

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“O maior ganho dos clubes é o intercâmbio técnico e cultural com equipes do mundo todo. E existe uma abertura de novos mercados para negociação de atletas e exposição internacional da marca”, disse Reinaldo Medrano, sócio-executivo da empresa que administra o torneio.