Flu vai estrear no Carioca 2013 contra o Nova Iguaçu

Campeão brasileiro e detentor também do título estadual, o Fluminense vai abrir o Campeonato Carioca de 2013 jogando fora de casa contra o Nova Iguaçu, no fim de semana dos dias 19 e 20 de janeiro. A tabela, divulgada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) ainda não estipula a data exata dos jogos da primeira rodada.

AE, Agência Estado

12 de novembro de 2012 | 17h37

Atual vice-campeão carioca, o Botafogo, pega o Duque de Caxias, no Engenhão. Ao Flamengo cabe ser o primeiro adversário do Quissamã, time de cidade homônima que vai estrear na primeira divisão do futebol carioca. Já o Vasco faz seu primeiro jogo em Saquarema, contra o Boavista.

Na sua essência, o regulamento do Campeonato Carioca de 2013 mantém o formato tradicional, com dois turnos: a Taça Guanabara e a Taça Rio. Os 16 times são divididos em dois grupos, que no primeiro turno se cruzam e no segundo jogam dentro da própria chave.

Os dois primeiros de cada grupo em cada turno fazem as semifinais cruzadas. Depois, os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio se enfrentam em dois jogos para definir o campeão.

Mas o regulamento tem algumas peculiaridades. Uma delas é que os clubes podem optar por pagar R$ 500 e cancelar a suspensão pelo terceiro cartão amarelo de seus jogadores. Outra é que, na final, o time que tiver a melhor campanha na soma das fases de grupo dos dois turnos joga por dois empates. Mas caso cada jogo final tenha um vencedor, pelo mesmo saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.

Outra mudança diz respeitos às semifinais e finais dos turnos. Não há mais disputa por pênaltis e o vencedor, em caso de empate no tempo normal, será o time que tiver somado mais pontos no grupo. Além disso foi criado o "Torneio Super Clássicos", que leva em conta apenas os resultados dos clássicos jogados durante os turnos e dá uma taça simbólica ao campeão.

Confira os grupos do Campeonato Carioca 2013:

Grupo A - Botafogo, Vasco, Friburguense, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Olaria, Madureira e Quissamã.

Grupo B - Fluminense, Flamengo, Macaé, Resende, Boavista, Bangu, Duque de Caixas e Audax-RJ.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolFluminenseCampeonato Carioca

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.