Albert Gea/Reuters
Albert Gea/Reuters

Fora da seleção ideal de 2015, Suárez fica em quinto na Bola de Ouro

Uruguaio não levou prêmio e ainda ficou atrás de Lewandowski

Estadão Conteúdo

11 de janeiro de 2016 | 19h05

Um dos grandes jogadores da atualidade, Luis Suárez passou em branco na premiação da Bola de Ouro da Fifa. O uruguaio, autor de 48 gols no ano passado, ficou à sombra dos companheiros de Barcelona Lionel Messi e Neymar e do português Cristiano Ronaldo. Ficou em quinto na votação de melhor do mundo e não entrou na seleção ideal escolhida pela FifPro (sindicato dos jogadores) porque terminou como quarto mais votado para o ataque, atrás do trio.

Com a apenas dois votos para melhor do mundo a menos do que Neymar (15 a 13), o polonês Robert Lewandoski, do Bayern de Munique, ficou com a quarta colocação na Bola de Ouro, atrás de Messi, Ronaldo e Neymar. Suárez terminou em quinto, seguido dos alemães Thomas Müller e Manuel Neuer. Completam os 10 primeiros o belga Hazard, o espanhol Iniesta e o chileno Sánchez.

A escolha dos votantes da Bola de Ouro (capitães e técnicos de todas as seleções e jornalistas dos países federados à Fifa) e da FifPro (jogadores de todo o mundo) tem muitas coincidências, mas também situações peculiares.

O zagueiro Javier Mascherano, apontado por cinco votantes da Fifa como o melhor jogador do mundo, foi o único defensor lembrado na Bola de Ouro. Para a FifPro, entretanto, ele foi apenas o nono melhor defensor de 2015. Neuer, único goleiro citado, por sua vez, também foi escolhido pelos companheiros como o melhor da posição.

O curioso é que, exceto aos goleiros que se revezam no Barcelona e ao lateral-direito Rafinha, do Bayern, os times ideais de Real Madrid, Bayern de Munique e Barcelona entraram na lista dos 15 melhores de cada posição pela FifPro - cinco melhores no caso dos goleiros e 20 no de zagueiros.

BAYERN - Neuer (1º); Alaba (5º), Boateng (12º) e Lahm (7º); Thiago (15º), Vidal (7º) e Xabi Alonso (12.º); Lewandowski (5º), Müller (8º) e Robben (11º).

REAL - Navas (4º); Sergio Ramos (1º), Marcelo (3º), Varane (11º) e Pepe (16º) - Carvajal ainda é o 19º; Modric (3º), James (10º) e Kroos (4º); Ronaldo (2º), Benzema (9º) e Bale (12º).

BARÇA - Daniel Alves (2º), Piqué (6º), Mascherano (10º) e Alba (8º); Busquets (8º), Iniesta (1º) e Raktic (13º); Messi (1º), Neymar (3º) e Suárez (4º).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.