Forlán costuma ser efetivo jogando contra o Brasil

Mais de 10% dos gols do atacante pelo Uruguai foram contra a seleção brasileira

MARCIO DOLZAN, O Estado de S. Paulo

26 de junho de 2013 | 08h00

SÃO PAULO - A seleção uruguaia que entra em campo na tarde desta quarta-feira deve ter o trio de ataque formado por Diego Forlán, Luis Suárez e Edinson Cavani. Os dois últimos já enfrentaram o Brasil sem ainda terem marcado gol, mas o atacante do Internacional tem demonstrado gosto em sacudir a rede da seleção brasileira.

Aos 34 anos, Forlán já atuou 100 vezes pelo selecionado uruguaio, tendo marcado 34 gols. Desses, quatro (11,7%) foram nos cinco jogos em que esteve em campo contra o Brasil. Com isso, a média do atacante é de 0,8 gol por partida em jogos contra a seleção brasileira.

A primeira vez que Forlán marcou contra o Brasil foi há dez anos, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 2006. Jogando em Curitiba, o atacante marcou dois dos três gols uruguaios no empate em 3 a 3. O jogador voltaria a marcar em 2005, também pelas Eliminatórias, no empate em 1 a 1. Dois anos mais tarde, Forlán marcaria pela última vez contra a seleção brasileira, em nova partida que terminaria 1 a 1, dessa vez válida pelas semifinais da Copa América.

Apesar do bom desempenho, Forlán ainda não conseguiu sair de campo vitorioso em jogos contra o Brasil. Nas cinco partidas em que esteve em campo, foram quatro empates e uma derrota. Além disso, em dois dos empates os jogos foram decididos nas penalidades máximas, ambos com vitória brasileira.

NÚMEROS

Jogos de Forlán contra o Brasil:

- Derrota por 4 a 0, Eliminatórias da Copa do Mundo, em 2009

- Empate em 2 a 2, Copa América de 2007 (Brasil ganhou nos pênaltis, 5 a 4).

- Empate em 1 a 1, Eliminatórias da Copa do Mundo, em 2005

- Empate em 1 a 1, Copa América de 2004 (Brasil ganhou nos pênaltis, 5 a 3)

- Empate em 3 a 3, Eliminatórias da Copa do Mundo, em 2003

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.