Fortaleza goleia e escapa do rebaixamento na Série C

Com finais de jogos dramáticos, o Fortaleza escapou da humilhação de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série C - a terceira divisão nacional - neste sábado, pela última rodada da fase inicial. O time cearense goleou o CRB por 4 a 0, enquanto que o Campinense venceu o Guarany-CE por apenas 1 a 0. Desta forma, o time paraibano acabou rebaixado para a Série D, a quarta divisão, em 2012.

AE, Agência Estado

17 de setembro de 2011 | 19h42

Mas os três times terminaram a fase com os mesmos nove pontos no Grupo B. O Guarany ficou em terceiro lugar, com saldo zero, enquanto houve empate em um gol negativo entre Fortaleza e Campinense. O time cearense escapou por ter mais gols marcados: 11 a 7.

Os dois jogos começaram quase no mesmo horário, mesmo porque um dependia do outro. O Campinense só fez seu gol aos 46 minutos do segundo tempo. Naquela altura, o Fortaleza vencia por 3 a 0 e estava sendo rebaixado pelo saldo de gols. Mas, aos 43 da segunda etapa, Marcos Goiano anotou o quarto gol cearense, para alívio geral no estádio Presidente Vargas.

O CRB, que já estava classificado, terminou a primeira fase com 11 pontos e na vice-liderança. O líder América-RN, com 16 pontos, já estava garantido e folgou na rodada.

No domingo acontecem seis jogos. Por enquanto, estão classificados seis times: América-RN, CRB, Ipatinga-MG, Brasiliense-DF, Joinville-SC e Chapecoense-SC. Faltam, portanto, duas vagas para a segunda fase. Elas vão ser preenchidas no Grupo A na disputa de três times: Paysandu-PA, Águia-PA e Luverdense-MT.

Do outro lado, três times estão rebaixados, dois deles por conta de decisões do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD): o Brasil-RS, no Grupo D, onde soma um ponto após perder seis por utilizar-se de um jogador irregular, e o Rio Branco-AC, com zero no Grupo A, após ser eliminado por lutar na Justiça Comum para liberar a Arena da Floresta, na capital do Acre.

No Grupo B, o rebaixado é o Campinense e só falta definir quem cai no Grupo C. Três clubes lutam contra a queda: Macaé-RJ, Madureira-RJ e Marília-SP.

Confira a 10.ª rodada da Série C:

Sábado

Fortaleza-CE 4 x 0 CRB-AL

Campinense-PB 1 x 0 Guarany-CE

Domingo

15 horas

Marília-SP x Macaé-RJ

Madureira-RJ x Brasiliense-DF

16 horas

Paysandu-PA x Araguaína-TO

Luverdense-MT x Águia-PA

Brasil-RS x Santo André-SP

Chapecoense-SC x Caxias-RS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.