Divulgação/Ponte Preta
Divulgação/Ponte Preta

FPF confirma participações de Corinthians e Ponte Preta na Copa Paulista

Clubes vão fazer parte da competição com os elencos sub-23; torneio vai reunir 24 equipes

Redação, Estadão Conteúdo

12 de abril de 2019 | 12h46

Um dia depois da realização do Conselho Arbitral na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, os participantes da Copa Paulista foram oficializados nesta sexta-feira. Como esperado, Corinthians e Ponte Preta, provavelmente com seus times sub-23, estarão na disputa que oferece uma vaga à Copa do Brasil e outra ao Campeonato Brasileiro da Série D. Além disso, a entidade também confirmou os quatro grupos da primeira fase.

A competição será disputada por 24 times, divididos em quatro grupos regionalizados de seis. Quatro equipes de cada chave avançam à segunda fase, que terá quatro grupos de quatro. Depois, os dois melhores de cada um desses quadrangulares formam uma nova fase de grupos: duas chaves de quatro times. A reta decisiva será disputada em semifinal e final - ida e volta. No mata-mata, em caso de empate no placar agregado, a disputa será definida em penalidades máximas.

A tabela básica será definida até o próximo dia 22. A FPF ainda instituiu a Lista A, com até 26 atletas, e a Lista B, ilimitada para jogadores de até 21 anos que jogaram competições de base em 2018. Por outro lado, os treinadores só poderão comandar uma equipe no torneio. O programa Futebol Sustentável deverá aparecer a partir da segunda fase.

O atual campeão da Copa Paulista é o Votuporanguense, que optou por disputar a Copa do Brasil - acabou eliminado pelo Ypiranga-RS ainda na primeira fase. Derrotada nos pênaltis na última decisão, a Ferroviária vai tentar o acesso na Série D do Brasileiro.

Confira os grupos da primeira fase da Copa Paulista:

Grupo 1 - Batatais, Linense, Votuporanguense, Comercial, Ferroviária e Mirassol

Grupo 2 - Internacional (Limeira), Velo Clube, Noroeste, XV de Piracicaba, Rio Claro e Atibaia

Grupo 3 - Portuguesa, Juventus, Desportivo Brasil, Taubaté, Nacional e Corinthians

Grupo 4 - Ponte Preta, São Caetano, Água Santa, Santo André, São Bernardo e Grêmio Osasco

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.