Futebol russo adota o calendário outono-primavera

MOSCOU - A União de Futebol da Rússia (UFR) adotou nesta segunda-feira oficialmente o calendário outono-primavera, vigente na maioria dos campeonatos nacionais europeus, para a realização da temporada 2011-2012.

Efe

13 de setembro de 2010 | 11h06

"A maioria dos membros do comitê executivo da UFR votou pela mudança de datas e a adesão do modelo europeu outono-primavera", assinalou um porta-voz da UFR à agência de notícias Interfax.

Até agora, o Campeonato Russo era disputado de março a novembro para evitar a realização de partidas durante o inverno rigoroso (de dezembro a março no Hemisfério Norte), quando as temperaturas são muito baixas e os campos ficam cobertos por neve.

Os principais clubes do país há anos já se mostravam dispostos a fazer essa mudança, pois o calendário até então os prejudicava de participar das competições europeias.

Do lado oposto, o sindicato de jogadores e técnicos se mostrou contra a alteração, por considerá-la "precipitada". "Os dirigentes do futebol russo não organizaram nenhum debate público e profissional sobre a reforma, como é habitual em outros temas".

Segundo pesquisa realizada pelo sindicato, 73 jogadores de nove clubes russos se opõem à iniciativa da UFR, enquanto 23 a apoiam.

Para adotar o calendário de futebol europeu, a Rússia pretende construir entre dez e 20 estádios com gramado artificial para permitir a realização de jogos no inverno. Além disso, o país também quer se adaptar ao sistema europeu para fortalecer a candidatura a país-sede da Copa do Mundo de 2018 ou de 2022.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.