Gaúcho tem 'rodada do termômetro' neste sábado

Os 16 clubes da Série A disputam a última rodada da primeira fase do primeiro turno do campeonato gaúcho às 16 horas deste sábado de olho na classificação para a segunda fase e também no termômetro.

ELDER OGLIARI, Agencia Estado

13 de fevereiro de 2010 | 08h32

Por acordo entre o Sindicato dos Atletas e a Federação, as partidas só podem começar se a temperatura for inferior a 35 graus. Os árbitros terão de levar um termômetro portátil para o meio do campo e só vão autorizar o início dos jogos se constatarem que o calor não atingir o limite. Caso contrário, terão de esperar a temperatura baixar, até o

limite das 17 horas, quando poderão suspender as partidas. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica que a máxima pode chegar a 34 graus durante a tarde na capital gaúcha.

Dez dos times participantes ainda lutam por cinco das oito vagas da segunda fase, na qual haverá confrontos diretos e eliminatórios até a apuração do campeão do turno.

No Grupo 1, o Novo Hamburgo, com sete pontos, o Ypiranga, o Juventude e o Internacional de Santa Maria, todos com cinco pontos, e o Esportivo, com três pontos, brigam por três vagas. O Grêmio, com 14 pontos, já está classificado, enquanto o Porto Alegre, com um ponto, e o Avenida, ainda sem pontos, não têm mais chances no turno.

As duas vagas ainda disponíveis no Grupo 2 são disputadas pelo São Luiz, com 17 pontos, Pelotas, com 15 pontos, Veranópolis e Caxias, ambos com 14 pontos, e, ainda, Santa Cruz, com 13 pontos. Internacional e São José, com 19 pontos, já garantiram vaga. E Universidade, com sete pontos, está fora.

Nesta etapa, os times de uma chave jogam contra os da outra. Os jogos deste sábado são Esportivo X Internacional, em Bento Gonçalves; Grêmio X São José, em Porto Alegre; Ypiranga X Veranópolis, em Erechim; Novo Hamburgo X Santa Cruz, em Novo Hamburgo; Porto Alegre X Universidade,

em Porto Alegre; Avenida X Caxias, em Santa Cruz do Sul; Juventude X São Luiz, em Caxias do Sul; e Internacional de Santa Maria X Pelotas, em Santa Maria.

INTERNACIONAL - Como quer garantir o primeiro lugar e a vantagem de disputar todas as partidas da próxima fase em casa, o Internacional vai usar todos os titulares disponíveis contra o Esportivo, em Bento Gonçalves.

Mesmo assim, o técnico Jorge Fossati não poderá contar com o volante Guiñazu, suspenso, e com os zagueiros Índio e Fabiano Eller, contundidos. Sorondo e Danilo Silva devem entrar na defesa, enquanto o meio-campo será recomposto com Wilson Mathias.

GRÊMIO - O Grêmio também tenta assegurar o maior número de jogos possível para sua casa na próxima fase e, por isso, não vai poupar os titulares contra o São José, no Olímpico.

O time tricolor já têm o primeiro lugar do Grupo 1 garantido, mas poderá ficar com pontuação inferior à de adversários que poderá encontrar pelo caminho.

O técnico Silas deve escalar todos os titulares. A torcida está na expectativa pela atuação do atacante Borges. Em oito jogos pelo clube, ele marcou nove gols.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.