Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

Globo vai suspender pagamentos dos direitos de transmissão aos clubes de futebol

Segundo dirigente de time que disputa o Paulistão, cotas são acertadas todos os dias 15 de cada mês e o montante de março já foi pago; medida começará em abril

Andreza Galdeano e Ciro Campos, O Estado de S.Paulo

01 de abril de 2020 | 20h04

Detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Paulista, entre outros Estaduais do Brasil, a Rede Globo vai suspender os pagamentos dos direitos de TV aos clubes. A informação foi inicialmente publicada pelo Portal Uol e confirmada pela reportagem do Estado. O motivo da emissora é a paralisação das competições devido à pandemia do novo coronavírus. Todos or torneios no País estão adiados, sem datas para voltar.

Segundo um dirigente de clube que disputa o Campeonato Paulista, que pediu para não aparecer, as cotas de TV são acertadas todos os dias 15 de cada mês. O montante de março já foi pago. A parcela de abril dependia justamente das conversas entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Globo para definir se haveria alguma alteração causada pela paralisação do calendário. "Para nós, a cota de TV é muito importante. Isso representa 85% da nossa receita", disse o presidente do time do interior.

A Rede Globo enviou uma carta à FPF para informar sobre a decisão. O documento regulamenta a suspensão dos pagamentos por tempo indeterminado. Estima-se que o futebol brasileiro retome suas atividades em junhou ou julho, mesmo assim sem qualquer garantias. 

Em comunicado enviado ao Estado, a comunicação da Rede Globo explicou que a pandemia tem causado grandes efeitos no mercado e, por isso, é natural a reavaliação sobre pagamentos futuros. "No caso dos Estaduais, a Globo pagou em alguns contratos 100% e em outros 75% dos valores referentes a esses campeonatos, mesmo com a entrega efetiva de 55% a 65% dos jogos. Alguns pagamentos foram realizados já com as partidas suspensas e precisamos buscar entre todos uma solução de equilíbrio que depende agora de uma revisão completa do calendário anual do futebol brasileiro", disse a emissora. 

O Campeonato Paulista foi interrompido no último dia 19 de março, na 10ª rodada. A decisão foi tomada em reunião entre a FPF e os clubes de São Paulo, com a liderança dos quatro grandes: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos. Faltam duas rodadas para o fim da fase de grupos. Na classificação geral, o Santo André tem a melhor campanha, com 19 pontos. Santos, São Paulo e Bragantino lideram seus respectivos grupos. O Palmeiras tem os mesmos 19 pontos do Santo André, mas está em segundo lugar porque tem uma vitória a menos. 

Sem os jogos, a Globo não atende seus patrocinadores do futebol nem vende as partidas nos canais fechados. Os contratos com os times do Estadual estão todos em vigor. 

*Colaborou Wilson Baldini Jr. e Sergio Neto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.