Google homenageia Leônidas, precursor do gol de Bicicleta e do marketing

Buscador coloca em seu logo famoso lance do 'Diamante Negro', primeiro atleta a ganhar dinheiro com propagandas

O Estado de S. Paulo

06 de setembro de 2013 | 07h30

SÃO PAULO - No dia em que Leônidas da Silva completaria 100 anos de idade, o Google, um dos buscadores da internet, também decidiu prestar homenagem ao Diamante Negro. A logomarca do famoso buscador, que muda em ocasiões especiais (e que são conhecidas como Doodles) está com a temática do craque brasileiro. Imagens representando o famoso gol de bicicleta, jogada difundida por Leônidas, ilustram a página inicial do site nesta sexta-feira.

O craque, que nasceu em 06 de setembro de 1913 e faleceu em 2004, no mesmo dia, ficou conhecido também por ser o primeiro atleta brasileiro a fazer campanhas publicitárias. Leônidas da Silva teria percebido que poderia lucrar com sua imagem após entrar no Café Rio Branco, antigo reduto de jogadores e torcedores no Rio de Janeiro dos anos 30, e ver uma propaganda da Kolynos (pasta de dente) com seu rosto. Ele não conseguiu ganhar com o uso sem permissão de sua imagem, mas ela lhe deu a ideia de pedir pagamento, especialmente após se tornar mais conhecido como artilheiro da Copa de 1938.

Nada perto dos valores pagos atualmente. Por propaganda, conseguiu no máximo a quantia equivalente a 50 contos de réis da marca Emagrina. E isso em 1951, após anos insistindo no valor. Pelo chocolate "Diamante Negro", da Lacta, foram 3 contos, e pelos cigarros da Sudar que levavam seu nome, 10 contos de réis. Ele também ganhou 80 mil cruzeiros por atuar no filme "Suzana e o Presidente", dirigido por Ruggero Jacobbi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.