Lee Smith/Reuters
Lee Smith/Reuters

Governo autoriza volta do Campeonato Inglês e exige transmissões dos jogos de graça na TV

Resta apenas que as autoridades do futebol local finalizem os detalhes sobre formas de segurança da saúde dos jogadores

Redação, Reuters

15 de maio de 2020 | 07h45

Os planos da Premier League inglesa para retomar a temporada em junho ganharam ímpeto depois que o secretário de Internet, Cultura, Mídia e Esporte do governo britânico, Oliver Dowden, disse que o governo está “abrindo a porta” para o Campeonato Inglês voltar à ação no mês que vem, após mais de dois meses paralisado em razão do novo coronavírus. Ainda não há uma data oficial para o retorno das partidas, mas estuda-se a possibilidade dos jogos voltarem no dia 19 de junho.

Dowden disse que teve uma “reunião positiva” com autoridades do futebol, que incluíram o Campeonato Inglês, a Liga Inglesa de Futebol e a Associação de Futebol da Inglaterra, para “levar adiante os planos” para a volta aos gramados.

“Todos nós concordamos que só iremos em frente se for seguro fazê-lo e a saúde e bem-estar de jogadores, técnicos e equipes vier em primeiro lugar”, disse Dowden em um comunicado. “O governo está abrindo a porta para o futebol voltar com segurança em junho. Isto deveria incluir ampliar o acesso para os torcedores verem cobertura ao vivo e fazer com que as finanças da retomada dos jogos sustente a família do futebol como um todo”.

Embora o governo tenha dado sinal verde, Dowden disse que cabe às autoridades do futebol finalizar os detalhes de como procederão, mas que o governo oferecerá aconselhamento. “Existe uma boa vontade geral para conseguir isso pelos torcedores, pela comunidade do futebol e pela nação como um todo”, acrescentou o secretário.

“O governo e nossos especialistas médicos continuarão oferecendo aconselhamento e apoio ao esporte antes de qualquer decisão final que coloque estes planos em ação”. Na última quinta-feira, representantes da Premier League, do governo britânico, da polícia e da Federação Inglesa de Futebol estiveram reunidos e a tendência é de que os treinamentos possam retornar na próxima semana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.