Adriana Moreira/Estadão
Adriana Moreira/Estadão

Governo do Reino Unido nega rumores de que será a sede única da Eurocopa 2021

Uefa segue com o plano inicial de 12 sedes em países diferentes apesar de restrições contra viagens no continente europeu

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de fevereiro de 2021 | 15h10

Um torneio continental de seleções em 12 sedes parece loucura neste momento, com a pandemia de coronavírus ainda infectando muitas pessoas no mundo. Contudo, este segue sendo o plano de Uefa para a Eurocopa 2021, torneio que já foi adiado em um ano por conta da covid-19.

Nos últimos meses, rumores de que o torneio poderia abandonar o planejamento inicial e ser disputado apenas no Reino Unido surgiram na imprensa europeia. Em outubro de 2020, a Uefa havia admitido a possibilidade de o torneio acontecer em menos de 12 sedes, posição da qual recuou, mantendo o número. Em janeiro de 2021, Karl-Heinz Rummenigge, conselheiro do Bayern de Munique e próximo à cúpula da entidade, afirmou que a ideia de sede única não estava descartada.

"Isso é apenas especulação. Como o torneio será sediado é uma questão da Uefa. Como eles disseram ontem, eles continuam comprometidos com o atual formato do torneio. Nós estamos focados nas partidas que estão agendados para receber no Reino unido, incluindo sete em Wembley e partidas também sendo sediadas no Hampden Park, em Glasgow", afirmou um porta-voz do governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Contudo, se a logística já era um desafio, a pandemia piorou tudo. Diversos países europeus fecharam suas fronteiras nas últimas semanas, como a Alemanha - situação que obrigou que jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa a serem disputados em outras nações. Outros criaram obrigações de quarentena para um determinado número de dias. E, sem a perspectiva de uma vacinação mais ampla até junho, a situação não deve melhorar.

O plano da Uefa é que 12 cidades em todo o continente recebessem jogos: Londres, Dublin, Baku, Munique, Roma, São Petersburgo, Copenhague, Bucareste, Amsterdã, Bilbao, Budapeste e Glasgow. A partir das semifinais, todos os jogos aconteceriam no estádio de Wembley, na capital inglesa. Os grupos já estão sorteados, com os locais de cada partida definidos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.