Governo japonês homenageia seleção campeã do mundo

O gabinete do primeiro-ministro do Japão disse que a seleção feminina de futebol receberá uma das maiores honrarias do país após faturar o título da Copa do Mundo. A equipe, que derrotou os Estados Unidos em uma final dramática no mês passado, receberá o Prêmio Nacional de Honra Japonês em uma cerimônia marcada para o dia 18 de agosto.

AE, Agência Estado

02 de agosto de 2011 | 09h45

As jogadoras se tornaram heróis nacionais pelo seu sucesso, fornecendo uma inspiração para uma nação que ainda se recupera do terremoto e tsunami de 11 de março, afirmou nesta terça-feira o chefe de gabinete Yukio Edano.

Na competição, realizada na Alemanha, o Japão surpreendeu ao eliminar a seleção anfitriã nas quartas de final, com uma vitória na prorrogação por 1 a 0. Depois, a equipe passou pela Suécia (3 a 1) e na decisão superou os Estados Unidos nos pênaltis por 3 a 1 após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e também por 1 a 1 na prorrogação.

Esta foi a primeira vez que uma equipe japonesa foi selecionada para receber o prêmio, que já foi dado para outras figuras renomadas do esporte do país, como a lenda do beisebol Sadaharu Oh e artistas reconhecidos internacionalmente, como o diretor de cinema Akira Kurosawa. O prêmio, criado em 1977, é geralmente dada para esportistas e artistas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.