Jochen Luebke/EFE
Jochen Luebke/EFE

Grafite marca dois e Wolfsburg fica perto do título

Atacante brasileiro chega a 26 gols no Campeonato Alemão; Bayern de Munique e Hertha Berlim com chances

AE, Agencia Estado

16 de maio de 2009 | 13h37

O sábado foi de goleadas e de gols brasileiros na rodada do Campeonato Alemão. Mas o triunfo mais importante, no qual o atacante Grafite marcou duas vezes, foi o do Wolfsburg sobre o Hannover, por 5 a 0. Além do ótimo resultado, a equipe ainda contou com os tropeços do Bayern de Munique e do Hertha Berlin para se isolar na liderança da competição, com 66 pontos. Restando uma rodada para o fim da competição, o Wolfsburg pode garantir o título até com um empate.

Veja também:

tabela Classificação / Calendário / Resultados

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão 

Mesmo jogando fora de casa, o Wolfsburg abriu o placar logo aos 14 minutos, com o bósnio Edin Dzeko. O atacante ainda faria mais dois gols no segundo tempo para fechar a goleada sobre o Hannover, mas antes foi Grafite que ampliou a vantagem na primeira etapa. Em três minutos, o brasileiro mostrou presença de área para praticamente definir a vitória. O resultado deixou o Wolfsburg dois pontos à frente do vice-líder Bayern, assim como do terceiro colocado Stuttgart.

Para ainda tentar brigar pelo título, o time de Munique terá que torcer por uma derrota do Wolfsburg na última rodada. Se a equipe de Grafite e Josué apenas empatar, o Bayern terá que tirar uma diferença de sete gols no saldo. Isso porque neste sábado o clube não passou de um empate por 2 a 2 com o Hoffenheim, que contou com um gol do brasileiro Carlos Eduardo.

Já o Stuttgart, apesar de ter os mesmo 64 pontos, graças à vitória por 2 a 0 sobre o Energie Cottbus, com um gol do atacante Cacau, tem situação mais complicada para ainda brigar pelo título. Como tem uma diferença de 14 gols no saldo, a equipe precisaria de uma derrota do Wolfsburg. Para deixar a disputa ainda mais embolada, Stuttgart e Bayern se enfrentam na última rodada.

Ainda neste sábado, o Hertha ficou no empate sem gols com o Schalke 04, caindo para a quarta posição, já fora da luta pelo título, mas ainda brigando por uma vaga na Liga dos Campeões. Na disputa com o Hamburgo pela classificação à Copa da Uefa, o Borussia Dortmund goleou o Arminia Bielefeld por 6 a 0, com um gol do volante Tinga, ex-Internacional, e assumiu a quinta colocação. Agora, Borussia e Hamburgo somam 58 pontos, já que o último perdeu por 1 a 0 para o Colônia.

Já sem pretensões no Alemão, o Bayer Leverkusen goleou o Borussia Mönchengladbach por 5 a 0, ficando na zona intermediária da tabela. Na briga para se salvar do rebaixamento, o Bochum venceu o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, eliminando as chances de cair. Já o Karlsruhe, mesmo com a vitória sobre o Werder Bremen, por 3 a 1, definiu a queda para a segunda divisão alemã, permanecendo na lanterna.

Pela última rodada do Campeonato Alemão, além do confronto direto entre Bayern e Stuttgart, em Munique, o Wolfsburg receberá o Werder Bremen em casa para tentar definir a conquista do título inédito para a equipe. O Hertha terá uma boa oportunidade para garantir uma vaga na Liga dos Campeões, já que enfrenta o rebaixado Karlsruher.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.