Grafite marca e Wolfsburg fatura Campeonato Alemão

Artilheiro do torneio, com 28 gols, atacante brasileiro faz dois na vitória por 5 a 1 sobre o Werder

AE, Agencia Estado

23 de maio de 2009 | 12h46

Fabian Bimmer/AP

Grafite bate de esquerda para fazer o seu primeiro gol no sábado, e o segundo do Wolfsburg sobre Werder

WOLFSBURG - Com dois gols do brasileiro Grafite, o Wolfsburg goleou o Werder Bremen por 5 a 1, em casa, neste sábado, e conquistou o Campeonato Alemão. Trata-se do primeiro título profissional nos 64 anos de história do time, comandado pelo capitão Josué. O vice-campeonato ficou com o Bayern de Munique, que bateu o Stuttgart por 2 a 1, nesta última rodada da competição.

Veja também:

tabela Campeonato Alemão - Classificação final

Neste sábado, o Wolfsburg não deu chances ao Werder, do brasileiro Diego. O time anfitrião abriu logo 3 a 0, com gols de Misimovic, Grafite e Prödl, que marcou contra após cruzamento do brasileiro. Diego ainda descontou no primeiro tempo, mas Grafite marcou mais um na segunda etapa e Dzeko fechou o placar.

Com o resultado, o Wolfsburg, que precisava apenas de um empate, garantiu o título ao alcançar os 69 pontos na tabela, com 21 vitórias, seis empates e sete derrotas. De quebra, o time também ficou com a artilharia do campeonato, com Grafite, autor de 28 gols.

Também neste sábado, o Bayern de Munique, que torcia por um tropeço do Wolfsburg, fez a sua parte e derrotou o Stuttgart por 2 a 1, em casa, com gols de Boulahrouz, contra, Van Bommel. Gomez descontou para os visitantes. O time de Munique chegou aos 67 e terá que se consolar com a vaga na Liga dos Campeões.

Apesar da derrota, o Stuttgart também se garantiu na competição europeia, ao ficar com a terceira colocação da tabela, graças a derrota do Hertha Berlin, que poderia assumir a posição. O Hertha, que chegou a liderar a competição, foi goleado por 4 a 0 pelo vice-lanterna Karlsruhe, que foi rebaixado para a Segunda Divisão.

Com o tropeço na última derrota, o Hertha terá que se contentar com a vaga na Copa da Uefa, assim como o Hamburgo, que também foi líder do campeonato. Neste sábado, o Hamburgo bateu o Eintracht Frankfurt por 3 a 2, fora de casa, com gol de Trochowski no último minuto do jogo.

Pelo caminho ficaram o Borussia Dortmund, que caiu para a sexta posição ao empatar por 1 a 1 com o rebaixado Monchengladbach, e o Hoffenheim, surpresa da competição e campeão simbólico do primeiro turno. O Hoffenheim terminou o Alemão na sétima colocação ao vencer o Schalke por 3 a 2, com dois gols do brasileiro Carlos Eduardo. O Schalke ficou em oitavo.

Os outro rebaixados para a Segunda Divisão foram o Arminia Bielefeld, que empatou por 2 a 2 com o Hannover, 11.º colocado, e o Energie Cottbus, que não escapou do rebaixamento apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Bayer Leverkusen, nono colocado. Por fim, Colonia (12.º) e Bochum (14.º) empataram por 1 a 1.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato AlemãoWolfsburg

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.