Publicidade

GRAMADO DA ARENA DO PALMEIRAS DEVE FICAR 100% DAQUI SEIS MESES

Campo melhora bastante para o clássico contra o São Paulo

PUBLICIDADE

Por Daniel Batista
Atualização:

Alvo de críticas após o jogo com o Fluminense, há quase duas semanas, o gramado do Allianz Parque estará em melhores condições para o clássico entre Palmeiras e São Paulo, no domingo. O Estado esteve no estádio na quinta-feira e constatou que o campo está bem melhor com os 14 dias de folga sem jogos. 

PUBLICIDADE

A reportagem conversou com Eduardo Rigotto, gerente de operações da WTorre, e Fábio Camara, diretor técnico da World Sports (empresa responsável pelo gramado da arena), e ambos culparam o excesso de eventos – cinco em dez dias – pelo estado lastimável da grama no jogo contra o Fluminense, há dez dias.

Administrar o gramado da arena, segundo os dois executivos, tem sido um grande aprendizado. A localização e estrutura da arena – que tem cobertura nas arquibancadas que evita a entrada do sol – fazem com que diversas adaptações precisem ser feitas para manter o gramado em boas condições. 

"Acho que mais uns seis meses e tiramos nota dez no gramado. Estamos testando cobertura de grama em shows e precisamos de várias rodadas de erros e acertos para normalizar tudo", explicou Rigotto. "Esse ano é para aprender com as coisas e 2016 estará tudo normalizado. Estamos passando por todos os eventos possíveis", completou Camara. 

O Palmeiras enfrentou o Internacional dia 4, depois teve treino do México e do Brasil nos dias 5 e 6, respectivamente, e o amistoso no dia 7, além da partida com o Fluminense dia 14. "A gente sabia que a qualidade do gramado ia diminuir, mas o treino do México prejudicou mais o gramado do que o jogo. Foi muito mais pegado do que o combinado", explicou o representante da construtora.

Além dos jogos e shows, alguns eventos também fazem com que o gramado seja castigado, como eventos corporativos. Na sexta-feira passada, um grupo de empresários ficou por cerca de 60 minutos jogando na arena, mas isso não chegou a comprometer o gramado. "A recomendação técnica é uma e a comercial e logística é outra. O nosso desafio é encaixar as ideias", disse Rigotto.

Algo que ajuda na recuperação da grama é a luz. Para compensar a falta de entrada da luminosidade natural, pelo fato de ser um estádio bem fechado, existe um sistema de iluminação artificial importado da Holanda para conseguir fazer a grama de inverno, plantada em maio, crescer e deixar o campo em perfeitas condições.

Publicidade

O Palmeiras decidiu não treinar na arena nesta semana. A decisão foi do próprio clube, que foi passar a semana em Atibaia e amanhã treinará na Academia de Futebol. O atacante Alecsandro, com lesão na coxa esquerda, vai ficar fora cerca de um mês.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.