Divulgação
Divulgação

Grêmio vence Internacional no Olímpico e evita zona de rebaixamento

Equipe tricolor venceu o maior rival por 2 a 1 com gols de Marquinhos e Douglas

Elder Ogliari, Agência Estado

28 de agosto de 2011 | 18h53

PORTO ALEGRE - O Grêmio venceu o Internacional por 2 a 1 neste domingo, no Olímpico, evitou a queda para a zona de rebaixamento e avançou uma posição na classificação do Campeonato Brasileiro. O time tricolor encerra a rodada em 15.º lugar, com 21 pontos, mas ainda está em situação vulnerável, já que pode cair para o grupo dos quatro últimos se perder para o Corinthians na próxima quarta-feira, em São Paulo. Já o Internacional permanece com 27 pontos, dez atrás do líder Corinthians, e precisa fazer campanha de recuperação no segundo turno para entrar na briga pelo título.

Durante todo o primeiro tempo, o Grêmio foi um time mais decidido a buscar a vitória, talvez porque estivesse ameaçado de cair para a zona de rebaixamento em caso de derrota. Os zagueiros e um volante da equipe se encarregavam de marcar Oscar e Leandro Damião de perto, impedindo que as estrelas do adversário tivessem qualquer espaço para jogar, enquanto os laterais Mário Fernandes e Júlio César surpreendiam surgindo alternadamente no ataque. Em um desses movimentos, Júlio César inverteu a jogada da esquerda para a direita, Douglas dominou, esperou a passagem de Mario Fernandes, que recebeu, entrou na área e passou a bola para Marquinhos abrir o placar, aos 16 minutos.

Na mesma etapa, o Grêmio criou outras três chances para marcar. Na primeira, Muriel defendeu chute de André Lima. Na segunda, Tinga desvio chute de Fernando. Na terceira, Júlio Cesar chutou para fora. O Internacional aproveitou a única oportunidade que teve. Aos 26 minutos, Oscar cobrou falta e Índio surgiu atrás dos zagueiros para, de peixinho, empatar o jogo e comemorar seu sexto gol em 17 Gre-Nais.

A primeira metade do segundo tempo foi disputada em ritmo mais lento, com poucas jogadas de ataque. O Internacional chegou a rondar a área tricolor por três vezes, mas o goleiro Victor estava atendo e defendeu as conclusões de Jô, Leandro Damião e Oscar. Aos 32 minutos, Escudero ia passando entre dois defensores do Internacional quando foi barrado por Índio, dentro da área. Douglas cobrou o pênalti e definiu o placar.

O time colorado não conseguiu reagir, o Grêmio se entusiasmou e seguiu atacando. Aos 41 minutos, Fernando poderia ter ampliado, mas o chute desviou na zaga e saiu para fora.

Grêmio 2 X 1 Internacional

Grêmio - Victor; Mário Fernandes, Vilson, Saimon e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos (Leandro) e Douglas; Escudero (Willian Magrão) e André Lima. Técnico: Celso Roth.

Internacional - Muriel; Glaydson, Bolívar, Índio e Kleber (Juan); Elton, Tinga (Ilsinho), Andrezinho e Oscar; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Gols - Marquinhos, aos 16, e Índio, aos 26 minutos do primeiro tempo; Douglas, aos 34 minutos do segundo. Árbitro - Marcelo de Lima Henrique (RJ). Cartões amarelos - Mário Fernandes, Fábio Rochemback, Bolívar, Índio, Elton, Dellatorre e Jô.  Público e renda: não disponíveis. Local - Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.