Fábio Motta/AE
Fábio Motta/AE

Guarani, Ceará e Atlético garantem acesso na Série B

Por outro lado, o Fortaleza se junta a Campinense e ABC no grupo dos que caem; Vasco recebe a taça

AE, Agência Estado

21 Novembro 2009 | 19h31

A 37.ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro definiu neste sábado os outros três clubes que irão disputar a divisão de elite em 2010. Além do Vasco, que já tinha se garantido anteriormente, Ceará, Guarani e Atlético-GO confirmaram o acesso. Enquanto isso, o Fortaleza se juntou ao Campinense e ao ABC no grupo dos rebaixados.

Veja também:

especialSÉRIE B - Leia mais sobre a competição

SÉRIE B 2009 - lista Tabela| tabelaClassificação

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Beneficiados pela surpreendente derrota do Figueirense para o Duque de Caxias, por 2 a 1, em Florianópolis, os três times citados acima garantiram o acesso com uma rodada de antecedência. Já o time tricolor cearense perdeu em casa para o São Caetano, por 2 a 1, e não tem mais chances de escapar do rebaixamento para a Série C de 2010.

Assim, a principal definição que ficou para a última rodada da Série B do Brasileiro, marcada para o dia 28 de novembro, será o quarto time a ser rebaixado - por enquanto, ABC, Campinense e Fortaleza já caíram. Brasiliense, América-RN, Ipatinga e Juventude estão na disputa para ver quem fica com essa indesejada vaga.

 OS RESULTADOS DA RODADA
 Sábado, 21 de novembro

 Ponte Preta 1 x 2 Ceará documento 

 Bragantino 1 x 2 Brasiliense documento 

 América-RN 1 x 0 Ipatinga documento 

 Bahia 2 x 0 Guarani documento 

 Vasco 0 x 1 Portuguesa documento 

 Juventude 1 x 3 Atlético-GO documento 

 Figueirense 1 x 2 Duque de Caxias documento 

 Vila Nova 2 x 2 Paraná documento 

 Fortaleza 1 x 2 São Caetano documento

 Campinense 3 x 1 ABC documento

Na rodada deste sábado, o Ceará garantiu o acesso ao ganhar da Ponte Preta, por 2 a 1, em Campinas. Assim, chegou aos 67 pontos e assumiu a vice-liderança do campeonato. Para tanto, o time cearense também contou com o tropeço do Guarani, que perdeu para o Bahia por 2 a 0, em Salvador, e ficou com 66 pontos, agora em terceiro.

Mesmo com a derrota, o Guarani confirmou o acesso. Já o Bahia se livrou completamente da ameaça de rebaixamento após vencer neste sábado. Outro que comemorou bastante foi o Atlético-GO. Mesmo jogando em Caxias do Sul, o time goiano derrotou o Juventude por 3 a 1 e chegou aos 65 pontos, com o quarto lugar garantido.

Enquanto isso, o Vasco apenas cumpriu tabela neste sábado. Com o acesso e o título da Série B já garantidos, o time carioca recebeu a Portuguesa no Maracanã e acabou perdendo por 1 a 0. Mesmo com a derrota em casa, a torcida vascaína fez muita festa no estádio, pois o troféu de campeão foi entregue após a partida.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.