Guaratinguetá vira e Barueri segue lanterna da Série B

No duelo dos desesperados, na Arena Barueri, o Guaratinguetá levou a melhor e venceu o Barueri por 3 a 2, de virada, nesta terça-feira à noite, na abertura da 19.ª rodada, a última do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois times paulistas continuam na zona do rebaixamento. O Guaratinguetá ganhou uma posição, ficando em 17.º lugar, com 15 pontos, ao lado do Bragantino, no entanto, com mais vitórias: 4 a 3. Enquanto isso, o Barueri permanece na lanterna, com 10 pontos.

AE, Agência Estado

21 de agosto de 2012 | 23h29

Os poucos torcedores locais que foram à moderna arena não perderam a chance de protestar. Ostentavam uma faixa em azul com os seguintes dizeres: "Chega de corpo mole. Queremos vitórias!". Em campo, o Barueri mostrou mais ansiedade do que o adversário. Como o empate era ruim para os rivais paulistas, o que se esperava era um jogo franco. O visitante começou melhor, marcando bem no meio-campo e tentando explorar a velocidade no ataque. Assim criou três chances para abrir o placar.

Mas quem não faz, toma. E foi o que aconteceu aos 34 minutos. Após cobrança de falta, o rebote ficou com Fabinho, que deu um estourão bem alto. A defesa parou pedindo impedimento, Henrique Dias dominou, protegeu a bola e chutou rasteiro para as redes.

O Guaratinguetá tinha como esperança o atacante Alemão, que tinha marcado três gols na vitória sobre o Ipatinga, por 3 a 1. E ele, de novo, deixou a sua marca. Após escanteio cobrado por Marcinho, o artilheiro subiu mais do que a defesa e testou firme no canto esquerdo de Fernando Leal. Tudo igual aos 42 minutos.

E no final do primeiro tempo, o Guaratinguetá teve a chance de virar o placar. O zagueiro André Luís cometeu um pênalti infantil sobre Alemão, aos 45 minutos, ao dar um toque por baixo, na perna, e empurrar o atacante por cima. No minuto seguinte, Marcinho bateu, mas Fernando Leal espalmou para a frente com as duas mãos. Livrou o Barueri de sofrer a virada.

No segundo tempo, Estevam Soares tentou acertar a marcação do Barueri. Colocou o zagueiro Anderson Salles como lateral-direito para tirar os espaços de Marcinho, passando Marcos Pimentel para a lateral-esquerda, com a saída de Wesley.

Mas Alemão continuava iluminado. Aos 12 minutos ele recebeu a bola no lado esquerdo do ataque. Ajeitou e driblou um zagueiro com uma finta de corpo, depois bateu no ângulo de Fernando Leal. Um golaço. O Barueri ainda tentou ir ao ataque, mas não chutou uma bola no goleiro César.

O Guaratinguetá quase ampliou aos 31 minutos, numa cobrança de falta. Alemão encobriu a barreira e a bola explodiu na trave direita. O empate saiu mesmo assim. Henrique Dias tentou uma tabela na frente da área e Renato Peixe tentou cortar. Mas a bola bateu errado no seu pé e tirou o goleiro César do lance: 2 a 2.

Mas o Guaratinguetá ainda teve tempo de marcar o terceiro gol, quando Alemão sofreu outro pênalti, desta vez derrubado por Anderson Salles. Na cobrança, o experiente Lenilson bateu forte e no alto, mas no meio do gol. E saiu para festejar a merecida vitória, por 3 a 2.

Na abertura do returno, na próxima terça-feira, pela 20.ª rodada, os paulistas vão ter adversários complicados, entre os ponteiros. O Barueri vai sair diante do Vitória, em Salvador, a partir das 19h30. Mais tarde, a partir das 21h50, o Guaratinguetá recebe o Criciúma.

FICHA TÉCNICA:

GREMIO BARUERI 2 X 3 GUARATINGUETÁ

BARUERI - Fernando Leal; Marcos Pimentel, Alex Lima, André Luis (Magrão) e Wesley (Anderson Salles); Rodrigo Pontes, Rafael Chorão, Roger (Thiago Elias) e Marcelinho Paraíba; Henrique Dias e Fabinho. Técnico - Estevam Soares.

GUARATINGUETÁ - César; Leandro Silva, Baggio, Igor e Renato Peixe; Jonatan (Fabrício Carvalho), Bruno Formigoni, Leandrinho e Keninha (Lenilson); Alemão e Marcinho. Técnico - Carlos Octávio.

GOLS - Henrique Dias, aos 34, e Alemão, aos 42 minutos do primeiro tempo. Alemão, aos 12, Renato Peixe (contra), aos 36, e Lenilson, aos 44 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Guilherme Ceretta de Lima (SP).

CARTÕES AMARELOS - André Luís, Anderson Salles e Rodrigo Pontes(Barueri).

CARTÃO VERMELHO - Rodrigo Pontes(Barueri).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Arena Barueri, em Barueri (SP).

Tudo o que sabemos sobre:
futebolSérie BGuaratinguetáBarueri

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.