Marcos Brindicci/Reuters - 5/5/2010
Marcos Brindicci/Reuters - 5/5/2010

Há 35 anos, Maradona jogava primeira partida como profissional

Craque marcou história na Europa e com a camisa da seleção argentina

estadão.com.br

20 de outubro de 2011 | 18h47

SÃO PAULO - Diego Maradona estreou como profissional há exatos 35 anos, em 20 de outubro de 1976. Ele vestia a camisa do Argentino Juniors no Campeonato Metropolitano e viu sua equipe perder para o Talleres por 1 a 0, em casa. O craque tinha apenas 15 anos - completaria 16 dez dias depois. O meia entrou em campo após o intervalo usando a camisa 16 e já era considerado uma promessa. Maradona costuma dizer que "este foi o dia que toquei o céu com as mãos."

No ano seguinte, em 1977, ele já estava na seleção argentina e fez sua estreia em plena La Bombonera, onde seria sua futura casa, em amistoso contra a Hungria. Ficou cinco anos no Argentinos Juniors até ir para o Boca Juniors, clube mais popular do país. Ficou apenas uma temporada e em 1982 foi jogar no Barcelona, da Espanha. Conquistou títulos importantes lá e, em 1984, transferiu-se para o Napoli, transformando o time do sul da Itália numa potência.

Maradona ainda atuou por Sevilla, Newell's Old Boys e Boca Juniors novamente, onde encerrou sua carreira, já com 37 anos. Também foi treinador de equipes menores e da própria seleção argentina. Foi com a camisa da Argentina que ele se consagrou, ao vencer a Copa do Mundo de 1986 com gols e jogadas incríveis. Tanto que até hoje os torcedores de seu país garantem que Maradona foi melhor que Pelé. Independentemente da polêmica, com a bola nos pés Maradona fazia o que poucos conseguiam.

Tudo o que sabemos sobre:
Maradonafutebol

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.