Jose Miguel Gomez/Reuters
Jose Miguel Gomez/Reuters

Henrique faz dois gols e Brasil decide Mundial Sub-20

Atacante do São Paulo garante vitória da seleção contra o México. Final é no sábado, contra Portugal

AE, Agência Estado

18 de agosto de 2011 | 00h02

PEREIRA, Colômbia - Vinte anos depois, Brasil e Portugal vão voltar a se encontrar numa decisão de Mundial Sub-20. Nesta quarta-feira, a seleção brasileira garantiu a classificação para a final ao vencer o México por 2 a 0 em Pereira, na Colômbia. A decisão será no sábado, às 22 horas, em Bogotá. França e México jogam três horas antes, no mesmo local, pela decisão do terceiro lugar.

Os dois gols da vitória brasileira foram marcados pelo atacante Henrique, que jogou com uma proteção no cotovelo devido a uma lesão sofrida no duelo das quartas de final contra a Espanha, em que o Brasil venceu nos pênaltis.

 

O jogador começou a competição na reserva e nem foi inscrito pelo São Paulo na Copa Sul-Americana, tamanho desprestígio no clube. Mas já é o artilheiro do Mundial, com cinco gols, mesmo número do espanhol Alvaro Vazquez, que já deixou a competição.

O Brasil não fez uma primeira boa etapa, tanto que o México foi quem mais levou perigo, fazendo Gabriel trabalhar bastante. Nos acréscimos, Torres chegou a marcar, mas o gol foi anulado porque ele estava impedido.

No segundo tempo, Ney Franco mudou o time com as entradas de Alan, Dudu e Negueba nos lugares de Gabriel Silva, Philippe Coutinho e Willian José. No primeiro gol, aos 34 minutos, Negueba cruzou da direita e Henrique se antecipou à marcação, no meio da área, para marcar de cabeça. No segundo, aos 39, o cruzamento foi de Dudu e o são-paulino apareceu livre no segundo pau para escorar às redes.

No sábado, o Brasil fará a sua 8.ª decisão de Mundial Sub-20, indo em busca do 5.º título para se aproximar da Argentina, que tem seis. Na edição passada, realizada em 2009, no Egito, o time brasileiro foi vice-campeão, perdendo para Gana na decisão.

 

A final na Colômbia vai reeditar a decisão do Mundial de 1991, no qual o Brasil foi derrotado nos pênaltis por Portugal de Figo, Rui Costa e Abel Xavier. Na ocasião, a seleção brasileira tinha Elber, Paulo Nunes e Roberto Carlos.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolMundial Sub-20BrasilMéxico

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.