Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Herói de título do Palmeiras vira nome de viaduto na Zona Oeste da capital

Líder da Arrancada Heroica de 1942, Adalberto Mendes batiza agora trecho viário na Avenida Doutor Arnaldo

Redação, O Estado de S. Paulo

19 de março de 2019 | 04h30

O viaduto na Avenida Doutor Arnaldo, que passa sobre a Avenida Sumaré, na zona Oeste de São Paulo, passou a se chamar "Capitão Adalberto Mendes – S.E. Palmeiras – 1942". A mudança homenageia um dos grandes nomes da história do Palmeiras.

Adalberto Mendes teve importante participação no episódio da Arrancada Heroica, em 1942, quando o Palestra Itália mudou de nome para Palmeiras. Então vice-presidente do clube, foi dele a ideia de que o time entrasse em campo na decisão do Campeonato Paulista, diante do São Paulo, no Pacaembu, carregando uma bandeira do Brasil para evitar possíveis vaias da torcida.

O militar também entrou junto com os jogadores em campo. O objetivo foi usar sua autoridade de oficial do Exército para impor respeito diante da torcida. O Palmeiras venceu por 3 a 1 e foi campeão estadual. Além do viaduto na Avenida Doutor Arnaldo, Adalberto Mendes dá nome ao centro de excelência da Academia de Futebol, inaugurado no fim de 2016.

A iniciativa de homenagear Adalberto Mendes com o nome do viaduto partiu de conselheiros, entre eles Domingos Dissei, que também é assessor especial da presidência do clube. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.