Site oficial do Celtic
Site oficial do Celtic

Herói no único título europeu do Celtic morre aos 73 anos

Clube comunica sobre o falecimento de Tommy Gemmell e diz que o ex-jogador era uma 'verdadeira lenda'

Estadao Conteudo

02 de março de 2017 | 10h22

Tommy Gemmell, o ídolo do Celtic que marcou um dos gols que ajudaram o time escocês a conquistar o título da Copa dos Campeões em 1967 - a atual Liga dos Campeões da Europa - morreu. O ex-jogador tinha 73 anos. O Celtic confirmou nesta quinta-feira o falecimento de Gemmell, declarando que o lateral-esquerdo era uma "verdadeira lenda".

Gemmell marcou o gol que empatou em 1 a 1 a decisão com a Inter de Milão, realizada em Lisboa, aos 18 minutos do segundo tempo. Depois, teve participação direta no gol da virada, que saiu aos 39 minutos e foi marcado por Stevie Chalmers, tornando o Celtic o primeiro time britânico a faturar o título da principal competição de clubes da Europa.

Em 1970, quando o Celtic também participou da decisão do torneio, Gemmell voltou a marcar, mas a equipe escocesa acabou sendo batida de virada, por 2 a 1, pelo Feyenoord, na decisão realizada em Milão.

"Tommy era um dos grandes do Celtic, um dos maiores do futebol e eu sei que ele terá a sua falta sentida por todos que o conheciam", disse o chefe-executivo do Celtic, Peter Lawwell.

Gemmell defendeu o Celtic entre 1961 e 1971, com 418 partidas disputadas e 68 gols marcados. Ele conquistou seis títulos do Campeonato Escocês e seis copas nacionais pelo clube, além de ter atuado 18 vezes pela seleção da Escócia. Também teve passagens como jogador por Nottingham Forest, Miami Toros e Dundee, time em que também foi técnico. Outro time comandado por ele foi o Albion Rovers.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.