Peter Morrison/AP
Peter Morrison/AP

Holanda garante volta à Eurocopa; Alemanha, Croácia e Áustria também se classificam

Holandeses não participam de uma grande competição desde a Copa do Mundo de 2014, em que foram terceiros colocados

Redação, Estadão Conteúdo

16 de novembro de 2019 | 19h58

A rodada deste sábado das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020 classificou mais quatro países para a competição, que será realizada entre junho e julho do ano que vem em várias localidades do continente. Alemanha, Croácia e Áustria garantiram seu lugar no evento com vitórias em casa e a Holanda sofreu como visitante contra a Irlanda do Norte, mas bastou-lhe um empate sem gols.

Para os holandeses, a classificação foi um alívio, já que o país ficou fora da Eurocopa de 2016 e da Copa do Mundo de 2018. A última grande competição disputada pela Holanda foi o Mundial de 2014, no Brasil, em que a equipe laranja terminou na terceira colocação. 

Pelo Grupo C, a Alemanha se classificou com uma goleada por 4 a 0 sobre a Bielo-Rússia, na cidade de Mönchengladbach. Os alemães sofreram no primeiro tempo, quando só marcaram uma vez, com Matthias Ginter, aos 41 minutos. Depois do intervalo, os donos da casa melhoraram a produção ofensiva e obtiveram a goleada com dois gols de Toni Kroos e um de Leon Goretzka. O goleiro Manuel Neuer se destacou ao defender uma cobrança de pênalti.

Com 18 pontos em sete jogos, a Alemanha assumiu a liderança isolada da chave, com dois pontos a mais do que a Holanda. Para garantir a classificação antecipada, os holandeses precisavam ao menos empatar com a Irlanda do Norte, em Belfast, e foi isso o que conseguiram. Mas foi difícil, já que os norte-irlandeses, que ficaram com 13 pontos, pressionaram bastante.

Atual vice-campeã mundial, a seleção da Croácia obteve a vaga na Eurocopa na sua última partida pelas Eliminatórias. Na cidade de Rijeka, os croatas derrotaram a Eslováquia por 3 a 1, de virada, para chegar aos 17 pontos na liderança do Grupo E, contra 12 da Hungria e 11 do País de Gales, que neste sábado bateu o Azerbaijão por 2 a 0.

Na última rodada da chave, na terça-feira, galeses e húngaros farão um confronto direto em Cardiff para decidir a segunda vaga. Mas até a Eslováquia tem chances - precisa vencer o Azerbaijão em casa e torcer por um empate no duelo entre País de Gales e Hungria.

Por fim, no Grupo G a Áustria carimbou a sua classificação com a vitória sobre a Macedônia do Norte por 2 a 1, em Viena. Com os três pontos, os austríacos chegaram aos 19, em segundo lugar, e não podem mais ser ultrapassados pela Eslovênia, que bateu a Letônia por 1 a 0 e foi a 14. A Polônia, líder e garantida na Eurocopa desde outubro, fez 2 a 1 em Israel como visitante e tem 22 pontos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.