Jorrit Lousberg/Divulgação
Jorrit Lousberg/Divulgação

Holanda libera presença de até 5 mil torcedores em jogo das Eliminatórias no dia 27

País começa a testar retomada segura do público nos estádios e vai fazer teste em partida diante da Lituânia

Redação, Estadão Conteúdo

16 de março de 2021 | 14h32

Até 5 mil torcedores terão permissão para comparecer ao confronto entre Holanda e Lituânia, marcado para 27 de março e válido pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, servindo como um teste para avaliar como é possível reabrir com segurança eventos de grande escala para o público na pandemia de coronavírus.

A partida, a ser realizada na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, será usada para estudar a eficácia de diferentes medidas de controle de multidões e de testes rápidos para covid-19, que exibem o resultado para os exames em um aplicativo para telefones celulares, como explicou a Associação Holandesa de Futebol (KNVB, na sigla em holandês), nesta terça-feira.

"Resultados favoráveis desta pesquisa para o futebol podem acelerar o processo em direção a estádios bem frequentados nas fases finais da temporada 2020/2021 do futebol profissional e na Eurocopa", disse a KNVB.

Os fãs serão divididos em "bolhas de pesquisa" no estádio de Amsterdã, para que os pesquisadores possam estudar os efeitos de fatores diferentes, incluindo a disposição dos assentos.

O teste é importante para a Holanda visando a Eurocopa, adiada de 2020 para 2021 em função da pandemia, porque o país tem Amsterdã como uma das cidades-sede da competição. Previsão é de disputa de quatro jogos na Johan Cruyff Arena, com capacidade para cerca de 55 mil espectadores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.