Daniel Zennaro/EFE - 02/7/2010
Daniel Zennaro/EFE - 02/7/2010

Holanda passa Espanha e vira líder do ranking da Fifa

Após fracasso na Copa América e em amistosos, Brasil é o sexto

AE, Agência Estado

24 de agosto de 2011 | 08h41

ZURIQUE - A Holanda se tornou nesta quarta-feira a sétima seleção na história a ocupar a primeira colocação do ranking daFifa. Na lista atualizada mensalmente pela entidade, os holandeses ultrapassaram a Espanha e assumiram a liderança. Enquanto isso, o Brasil perdeu mais duas posições e ocupa agora o sexto lugar, atrás também de Inglaterra e Uruguai.

Criado em 1993, o ranking da Fifa tinha sido liderado, até então, por apenas seis seleções: Brasil, Argentina, França, Alemanha, Itália e Espanha. Mas a Holanda, que é a atual vice-campeã mundial, entrou agora nesse seleto grupo. Mesmo sem jogar no último mês, os holandeses contaram com a queda na pontuação dos espanhóis e subiram uma posição.

Atual campeã europeia e mundial, a Espanha liderava o ranking da Fifa havia um ano, mas foi derrotada pela Itália em amistoso no dia 10 de agosto e perdeu pontos importantes. Assim, abriu espaço para a Holanda subir. "Sabemos que é difícil chegar à liderança, mas é mais difícil continuar lá", disse o técnico da seleção holandesa, Bert van Marwijk.

Como também perdeu no único amistoso que fez neste mês (3 a 2 para a Alemanha, dia 10 de agosto, em Stuttgart), o Brasil caiu duas posições. Agora em sexto lugar, a seleção brasileira foi ultrapassada pela Inglaterra, que subiu de sexto para quarto, e pelo Uruguai, que se manteve na quinta colocação.

Aconteceram outras mudanças no grupo das 10 melhores da lista. A Itália ultrapassou Portugal e subiu de oitavo para sétimo lugar, mesma situação da Argentina, que superou a Croácia e agora é a nona. Mas, com vários jogos previstos, novas alterações devem acontecer na próxima atualização da Fifa, marcada para dia 21 de setembro.

Confira as 10 melhores do ranking da Fifa:

1) Holanda - 1596 pontos

2) Espanha - 1563 pontos

3) Alemanha - 1330 pontos

4) Inglaterra - 1177 pontos

5) Uruguai - 1174 pontos

6) Brasil - 1156 pontos

7) Itália - 1110 pontos

8) Portugal - 1060 pontos

9) Argentina - 1017 pontos

10) Croácia - 1009 pontos

Tudo o que sabemos sobre:
futebolFifaHolanda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.