Holanda vence Suécia, mas fica fora da Copa do Mundo; França garante vaga

Robben marca dois gols, mas seleção laranja precisava de sete de diferença para eliminar rival

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sem o sonhado "milagre", a Holanda se despediu das Eliminatórias sem a vaga na Copa do Mundo de 2018. O time holandês, liderado por Arjen Robben, não viajará para a Rússia no próximo ano porque não conseguiu a goleada sobre a Suécia, nesta terça-feira. Venceu por 2 a 0, em Amsterdã, mas precisava de um improvável placar de 7 a 0. Pelo mesmo Grupo A, a França selou sua classificação ao vencer a Bielo-Rússia por 2 a 1, também nesta terça.

PUBLICIDADE

+ Rússia só empata com Irã em amistoso de classificados à Copa

Diante de sua torcida, no estádio do Ajax, a equipe holandesa sonhava com a goleada, que se tornou necessária para a classificação porque a Suécia aplicara nada menos que 8 a 0 em Luxemburgo, no sábado. Na disputa com a Holanda pela segunda colocação da chave, o time sueco abrira vantagem incrível no saldo de gols, primeiro critério de desempate nos grupos das Eliminatórias Europeias.

Robben reage com desânimo durante insuficiente vitória por 2 a 0 da Holanda sobre a Suécia Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Por isso, os holandeses precisaram vencer por uma diferença de sete gols em Amsterdã. Principal nome do time, Robben até fez a sua parte e deu esperanças à torcida ao balançar as redes aos 16 minutos, em cobrança de pênalti, e aos 40, em bela finalização de canhota, da entrada da área.

Mas o placar não foi além do 2 a 0 antes do intervalo. E, na volta para o segundo tempo, a situação não mudou, trazendo ainda mais pressão sobre os anfitriões. As dificuldades no meio-campo e a falta de criatividade pesaram novamente sobre o time holandês, que já vinha aos trancos e barrancos desde o início desta edição das Eliminatórias.

Não por acaso sofreu derrotas para times mais limitados, como a Bulgária, perdeu duas vezes para a França, com direito a uma goleada de 4 a 0, em agosto. Com uma campanha de seis vitórias, três derrotas e um empate, a Holanda encerrou sua campanha na terceira colocação, com os mesmos 19 pontos da Suécia, vice-líder, mas com desvantagem no saldo de gols.

A tradicional equipe holandesa, três vezes vice-campeã mundial, não ficava fora de uma Copa do Mundo desde 2002. Os holandeses também perderam a Eurocopa de 2016, sem passarem das Eliminatórias.

Publicidade

Em segundo lugar na chave, a Suécia terá que disputar a repescagem das Eliminatórias Europeias. A primeira posição coube à França. Campeã mundial em 1998, a equipe francesa chegou aos 23 pontos no grupo ao bater a Bielo-Rússia por 2 a 1, no Stade de France.

+ TEMPO REAL - Confira a narração da partida

Os atacantes Antoine Griezmann e Olivier Giroud decidiram o jogo praticamente no primeiro tempo. Aos 27, o primeiro recebeu pela esquerda e bateu rasteiro, de fora da área. Seis minutos depois, o mesmo atacante aproveitou vacilo na saída de bola do rival, roubou a bola e deu passe para Giroud bater prensado rumo ao fundo do gol. Antes do intervalo, aos 44, os bielo-russos descontaram, com gol de Anton Saroka. E não ofereceram maior perigo aos franceses no segundo tempo.

Griezmann comemora gol marcado pela França na vitória sobre aBielo-Rússia Foto: Christophe Simon/AFP

Cumprindo tabela no grupo, Luxemburgo e Bulgária fecharam a rodada com o empate por 1 a 1. No jogo disputado na Cidade de Luxemburgo, Olivier Thill abriu o placar para os anfitriões, aos 3 minutos. E Ivailo Chochev buscou o empate, aos 23 da segunda etapa. O time búlgaro terminou sua campanha na quarta colocação da chave, com 13 pontos. E Luxemburgo ficou em quinto, com apenas seis.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.