Miguel Vidal/Reuters - 25/10/2009
Miguel Vidal/Reuters - 25/10/2009

Hulk, o novo convocado da seleção, é artilheiro no Porto

Atacante de 23 anos ficou famoso pelos gols no Japão e tem a maior multa contratual de Portugal

Redação

27 de outubro de 2009 | 13h55

Hulk, ou Givanildo Vieira de Souza, é a grande novidade da seleção brasileira de futebol para os jogos amistosos do Brasil contra Inglaterra e Omã, em novembro. O atacante de 23 anos é desconhecido do grande público brasileiro mas faz sucesso na Europa, no Porto de Portugal, time que defende desde a temporada passada.

Veja também:

linkDunga chama três novatos para amistosos da seleção

linkTécnico diz que versatilidade justifica novatos

forum ENQUETE: A seleção deve fazer no Brasil a maior parte da preparação para a Copa 2010

especial Confira as seleções classificadas para a Copa

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

A pergunta mais comum é: porquê Hulk? O apelido surgiu quando defendia o Verdy Tokyo, do Japão, quando fez 37 gols em 43 partidas, numa associação entre seu desempenho como artilheiro, a boa estatura e vigor físico (1,80 m e 75 kg) e a camisa do time que defendia (verde), em alusão ao herói dos quadrinhos. Conta ainda o fato de ser canhoto.

 QUEM É ELE
 HULK

 Nome: Givanildo Vieira de Sousa

 Posição: Atacante

 Nascimento: 25/07/1986 (em Campinas Grande-PB)

 Altura: 1,80 m

 Peso: 75 kg

 Clubes: Vitória (2004), Kawasaki Frontale (2005-2008), Verdy Tokyo (2007-08) e Porto (2008-09)

Ainda novo, Hulk, que resolveu adotar o apelido usando-o inclusive em sua camisa (junto com o n.º 12 no Porto), deixou o Brasil quando o Vitória-BA (onde começou como lateral-esquerdo) o negociou com o Kawasaki Frontale. Depois, passou pelo Consadole Sapporo, antes do Verdy.

Foi comprado pelo Porto em julho do ano passado por 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões atuais), ou 50% dos direitos econômicos, que pertencem ao Rentistas, do Uruguai - time embrião do empresário Juan Figer.

Sua multa atual é estimada em 100 milhões de euros (cerca de R$ 256 milhões), acertada em agosto deste ano, quando renovou contrato por quatro temporadas. É a maior do futebol português. Nesta temporada fez um gol em seis jogos pelo Porto. Com a convocação, antigo sonho declarado do atacante, certamente valorizará seu valor de mercado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.