Inglaterra confirma vaga com vitória e França passa com derrota na Euro

Depois de vencerem a Ucrânia por 1 a 0, ingleses pegam a Itália. Franceses encaram a Espanha

Estadao.com.br

19 de junho de 2012 | 17h54

DONETSK - A França deve agradecer à tradicional rival Inglaterra pela classificação às quartas de final da Eurocopa. Nesta terça-feira, em Kiev, os franceses perderam por 2 a 0 para a Suécia, mas passaram de fase porque os ingleses venceram a Ucrânia por 1 a 0, em Donetsk, e eliminaram os donos da casa, também avançando às quartas.

Desta forma, o Grupo D chegou ao fim com a liderança da Inglaterra, que somou sete pontos. Os franceses avançaram com o segundo lugar e quatro pontos. A Ucrânia e a Suécia somaram três pontos cada uma e acabaram eliminadas. Assim, as duas anfitriãs já deram adeus à Eurocopa - a Polônia não avançou no Grupo A.

Na próxima fase, dois clássicos. No sábado, a França joga contra a Espanha em Donetsk. Depois, no domingo, em Kiev, a Inglaterra enfrenta a Itália. O vencedor do primeiro jogo enfrenta República Checa ou Portugal. Já o do segundo pega quem passar do confronto entre Alemanha e Grécia.

Já em Kiev a França viu sua invencibilidade de 23 jogos sem perder chegar ao fim diante da eliminada Suécia. O primeiro gol do jogo, aos 8 minutos do segundo tempo, foi um dos mais bonitos da Eurocopa até aqui: Ibrahimovic, de voleio. Depois, já nos acréscimos, Larson fez o terceiro.

Atualizado às 18:32

SUÉCIA 2 X 0 FRANÇA

SUÉCIA: Isaksson; Martin Olsson, Mellberg, Jonas Olsson e Granqvist; Svensson (Holmén), Kallstrom, Larsson e Bajrami (Wilhelmsson); Ibrahimovic e Toivonen (Wernbloom). Técnico: Erik Hamrén

FRANÇA: Lloris, Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; M’Vila (Giroud), Diarra, Nasri (Ménez) e Ribéry; Ben Arfa (Malouda) e Benzema. Técnico: Laurent Blanc

Gols: Ibrahimovic, aos oito minutos do segundo tempo e Larsson, aos 46 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Svensson e Holmén (Suécia); Mexès (França)

Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Local: Estádio Olímpico de Kiev, Ucrânia

LANCES DO JOGO

49min - SUÉCIA 2 X 0 FRANÇA - Final de jogo. Apesar da derrota, a França se classificou para enfrentar Espanha nas quartas

47min - INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA - Final de jogo. A Inglaterra vence e se classifica para pegar a Itália nas quartas.

45min - SUÉCIA 2 X 0 FRANÇA - GOOOLLLL DA SUÉCIA - Wilhelmsson cruza da direita e Holmén conclui no travessão. Na sobra, Larsson marca o segundo gol suéco.

43min - INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA - Os ucraniânos aparentam já terem desistido de correr atrás da virada, embora continuem mais ofensivos. Os ingleses gastam o tempo mais do que nunca.

35min - INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA - Precisando da virada, a Ucrânia joga em cima da Inglaterra, tentando variar as jogadas, tanto chutando de longe, quanto cruzando na área, nas jogadas aéreas.

26min - SUÉCIA 1 X 0 FRANÇA - Inconformada com a derrota, a seleção francesa vai ataque e agora começa a chutar mais para gol: M'Vila bate forte de fora da área e exige grande defesa do goleiro.

22min - SUÉCIA 1 X 0 FRANÇA - Apesar da derrota, a seleção francesa vai se classificando, graças à derrota da Ucrânia para a Inglaterra. 

16min - INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA - LANCE POLÊMICO - Devic recebe impedido, invade a área, passa pelo marcador e bate na saída do goleiro. A bola vai entrando de mansinho e Terry tira, após ela ter passado pela linha. O árbitro não confirma o que seria o gol irregular de empate para os ucranianos.

15min - INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA - Quase os ucranianos empatam. Após cruzamento da direita, Mellberg cabeceia na primeira trave, mas erra o alvo e manda para fora. Ele estava impedido no lance, mas o árbitro não deu.

11min - SUÉCIA 1 X 0 FRANÇA - GOOOLLL DA SUÉCIA - Depois de cruzamento de Larsson da esquerda na área francesa, Ibrahimovic acerta um belo chute de primeira.

3min - INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA - GOOOLLL DA INGLATERRA - Depois de cruzamento da direita, a bola passa pela zaga ucraniana, o goleiro falha ao tentar o corte e a bola sobra limpa para Rooney completar de cabeça para o gol vazio.

0min - INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA e SUÉCIA 0 X 0 FRANÇA - Começa o segundo tempo

PRIMEIRO TEMPO

46min - SUÉCIA 0 X 0 FRANÇA - Primeiro tempo encerrado. A Suécia jogou melhor quase que o tempo todo, apesar da França dominar mais a posse de bola, devido à qualidade individual dos jogadores. Mesmo assim, os franceses arriscaram poucos chutes ao gol sueco.

45min - INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA - Final do primeiro tempo. A Ucrânia buscou mais o ataque, mas abusou dos chutes de longe. Quase todos por cima do gol. A Inglaterra tocou mais a bola e investiu mais nas jogadas aéreas, mas pouco produziu.

42min - INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA -  A seleção ucraniana pressiona ainda mais no final do primeiro tempo e tenta manter a bola no campo inglês. 

30min - SUÉCIA 0 X 0 FRANÇA - Recuperados do susto no começo do jogo, os franceses finalmente respondem: Ben Arfa arrisca e longe e bola passa raspando o travessão suéco.

30min - INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA - Os ucranianos respondem: Young recebe na área inglesa após boa troca de passes e bate cruzado para defesa firme de Hart. Primeira investida uraniana tocando a bola.

28min - INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA - Os ingleses quase chegam ao primeiro gol. Depois de cruzamento da esquerda, Rooney subiu sozinho, da risca da pequena área, mas cabeceou para fora.

15min - INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA - As duas equipes buscam o ataque, mas os ingleses tenta diminuir o ritmo do jogo. Precisando da vitória, os ucranianos tentam imprimir velocidade nas jogadas, mas tem arriscado em demasiado de fora da área.  

10min - SUÉCIA 0 X 0 FRANÇA - Os suecos novamente chegam muito bem. Toivonen recebe livre na frente, invade a área, passa pelo goleiro e bate, sem ângulo, para acertar a trave francesa.

4min - SUÉCIA 0 X 0 FRANÇA - Os suécos dão a primeira investida do jogo. Larsson cabeceia após cruzamento e Lloris defende firme 

0min - Bola rolando para SUÉCIA 0 X 0 FRANÇA e INGLATERRA 0 X 0 UCRÂNIA pela Eurocopa

PRÉ-JOGO - Equipes em campo e tudo pronto para o início de SUÉCIA X FRANÇA e UCRÂNIA X INGLATERRA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.