Ingressos do Brasileirão ficaram mais baratos, aponta consultoria

De acordo com a Pluri, valor das entradas diminuiu em 10,3% em setembro

Vanderson Pimentel, O Estado de S. Paulo

04 de outubro de 2013 | 16h50

SÃO PAULO - Estudo divulgado pela Pluri Consultoria sobre os valores dos preços de ingressos do Campeonato Brasileiro concluí que para entrar nos estádios, o preço dos ingressos caiu 10,3% em setembro. Com essa média, a alta do ano passa a ser de 32%. Para chegar a esses números, a empresa utilizou o Indice de Preços do Futebol (IPF-Pluri), que mede a variação dos preços das entradas para os jogos de todos os times que disputam a Série A do Brasileiro, considerando desde meia-entradas até os ingressos inteiros e não promocionais. O outro método utilizado foi o IPF-A Pluri, que também inclui os custos com deslocamento ao estádio, estacionamento e alimentação.

Pela categoria IPF-Pluri, a variação dos preços dos ingressos apresentou queda de 13% em setembro, acumulando 49% de elevação na média de 2013 e chegando aos 53,8% nos últimos 12 meses. O preço médio das entradas mais baratas sofreu um recuo de R$ 7,62, comparado ao mês de agosto (R$ 58,62). O valor agora passa a ser de R$ 51, o terceiro do patamar de toda a série.

Já o IPF-A Pluri mostrou um declínio de 10,3%. A alta de acumulado de 2013 chegou aos 32% e 34,4% de setembro do ano passado até setembro deste ano. Dessa forma, a estimativa do custo total, incluindo transporte, estacionamento e alimentação, além do ingresso, chegou a R$ 91,41 para uma única pessoa adulta e R$ 129,55 para um adulto que levar uma criança ao estádio.

Dentre os fatores que explicam a queda, a Pluri cita as promoções de clubes como São Paulo e Fluminense, que colocaram preços muito baixos nos ingressos e também a falta de jogos em cidades distantes, como o Flamengo, que utilizou o Estádio Nacional Mané Garrincha como sua "casa" em alguns jogos. O estudo, porém, já prevê um aumento gradual na média dos próximos dois meses porque algumas dessas promoções eram utlizadas em caráter promocional, como a Ponte Preta, que colocou os ingressos a R$ 10 na partida diante do Flamengo para festejar o aniversário de 65 anos do Estádio Moisés Lucarelli.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.