PUBLICIDADE

Publicidade

Instáveis, Bahia e Vitória fazem clássico decisivo na luta contra o rebaixamento

Equipes vindas de derrotas na última rodada para Flamengo e Atlético-PR se enfrentam na Fonte Nova

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Sem conseguirem se firmar no Campeonato Brasileiro e oscilando entre boas atuações e resultados pífios, Bahia e Vitória fazem neste domingo na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 17 horas (de Brasília), pela 30.ª rodada da competição, um clássico decisivo na luta contra o rebaixamento.

+ Flamengo goleia o Bahia no Rio

+ Atlético-PR derrota o Vitória no Barradão

Os dois rivais vivem momentos bem similares no Brasileirão: engrenam boas atuações e parecem que vão finalmente subir na tabela de classificação até serem vítimas de um tropeço em casa ou de algum resultado alarmante.

Paulo César Carpegiani e Vágner Mancini não têm conseguidodar consistência às suas equipes Foto: Montagem: Marcelo Malaquias/EC Bahia e Mauricia da Matta/EC Vitória

PUBLICIDADE

Um pouco melhor na tabela de classificação, com 35 pontos, o Bahia havia supostamente se consolidado após a chegada do técnico Paulo César Carpegiani: empatara com o Palmeiras fora de casa, em jogo onde desperdiçou inúmeras chances, e ganhara do líder Corinthians. Mas, após a goleada sofrida para o Flamengo na última quinta-feira, por 4 a 1, a incerteza voltou a pairar no clube.

Assim, o Bahia espera aproveitar o apoio da torcida para vencer e se distanciar da zona de rebaixamento. "Temos que lamber as feridas e nos preparar para o próximo jogo", avisou Paulo César Carpegiani. "Não tem desculpa. Que a torcida vá confiante e domingo nos aplauda. Nossa obrigação é ganhar".

Mas o fato de jogar em casa não significa necessariamente uma vantagem para o Bahia. Seu adversário, afinal, que soma 33 pontos, ganhou cinco jogos e empatou dois nos últimos sete duelos longe do estádio Barradão. Ainda assim, a incapacidade de confirmar o favoritismo em Salvador - com a derrota para o Atlético Paranaense na última quinta-feira, o Vitória chegou a cinco partidas sem triunfar em casa - colocou grande pressão sobre o elenco.

Publicidade

"Acho que o aspecto emocional pesa", lamentou o técnico Vagner Mancini. "A gente precisa de todos, do torcedor, da imprensa, que é para salvar não só o Vitória, mas o futebol da Bahia. É importante a gente sentir a confiança e essa confiança tem ido embora".

Antes do empate no primeiro turno por 0 a 0, na 11.ª rodada, as duas equipes não se enfrentavam desde 2014 na primeira divisão nacional, o que só aumenta a pressão para este domingo. E o Bahia pode ainda não contar com o meia Vinicius, com dores no pé esquerdo, e com o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, suspenso. Já o Vitória deve ter a entrada de Patric na lateral direita, depois de Caíque Sá ser criticado pelo treinador após a última derrota.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.