Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Instável, Palmeiras decide vaga na semifinal contra maior zebra do Campeonato Paulista

Partida no Allianz Parque contra o Santo André marca o primeiro mata-mata do ano para o time de Vanderlei Luxemburgo

Ciro Campos, O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2020 | 05h00

Uma grande responsabilidade aguarda o Palmeiras na noite desta quarta-feira, às 21h30, quando enfrenta o Santo André, no Allianz Parque. O time do técnico Vanderlei Luxemburgo precisa afastar as atuações irregulares das duas partidas realizadas depois da paralisação do calendário para não se complicar diante da grande zebra da competição. O adversário não perdeu para nenhum dos grandes do futebol estadual na primeira fase e foi líder geral durante a maior parte do tempo, perdendo fôlego apenas na retomada.

O Palmeiras ainda não teve atuações empolgantes desde a volta do futebol. A derrota por 1 a 0 para o Corinthians e a vitória por 2 a 1 com gol no fim diante do Água Santa não foram com apresentações convincentes. O time demonstrou dificuldade para criar, problema que pode ser grave para o jogo contra o Santo André nesta quarta. O confronto será definido em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

A equipe alviverde ainda aparenta sentir a falta de Dudu, negociado com o futebol do Catar. Mas terá de apresentar diante do Santo André não só melhoras como também poder de decisão. Será o primeiro mata-mata oficial de Luxemburgo desde o retorno ao cargo e também a primeira definição de vaga neste ano. Apesar de não poder contar com a torcida, o Palmeiras espera ter a favor o novo campo sintético, condição que preocupa o adversário também.

"A bola corre muito mais. Para quem está adaptado e treina sempre nesse piso, não sente dificuldade. Agora, quem só treina na grama normal e vai jogar no campo sintético, vai sentir dificuldade", disse ao Estadão o técnico do Santo André, Paulo Roberto Santos. "A diferença é grande entre os dois tipos de grama. Por isso, vamos ter problema", completou.

O Santo André liderou o campeonato na pontuação geral até a paralisação causada pela pandemia. A equipe caiu de rendimento principalmente por ter perdido quatro titulares durante o período. Outro problema foi ter de deixar a cidade do ABC Paulista, pois o estádio local virou hospital de campanha para pacientes contaminados pelo novo coronavírus. As dificuldades não desanimam um time que entrou no Estadual preocupado em não cair e agora pode ir ainda mais longe.

Pelo menos para melhorar a atuação e jogar com mais segurança, o Palmeiras terá um importante reforço na defesa. O zagueiro Gustavo Gómez resolveu o problema contratual com o clube, assinou a renovação e está liberado para formar a dupla titular junto com Felipe Melo. Quem também acabou inscrito de última hora no Estadual foi o colombiano Angulo, trazido às pressas de volta após a saída de Dudu.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X SANTO ANDRÉ

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Ramires e Lucas Lima; Willian, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SANTO ANDRÉ: Ivan; Ricardo Luz, Rodrigo, Willian Goiano e Marlon; Nando Carandina, Vitinho, Rondinelly e Branquinho; Ramon e Douglas Baggio. Técnico: Paulo Roberto Santos.

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Horário: 21h30

Local: Allianz Parque

Na TV: SporTV e Globo

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.