Internacional bate o Santos em casa e assume o terceiro lugar

A partida marca a volta Leandro Damião aos gramados após quase três meses afastado por lesão e do centroavante ao Beira-Rio

PUBLICIDADE

Por Wilson Baldini Jr
Atualização:

O Santos pisou no gramado do Beira-Rio com a ambição de entrar para o G-4 do Campeonato Brasileiro. O técnico Oswaldo de Oliveira até poupou os titulares no jogo contra o Londrina, no Paraná, na quinta-feira, pela Copa do Brasil, para descansar seus meninos. Mas não adiantou. Com um ataque omisso, um meio de campo sem criatividade e uma defesa irregular, o Santos perdeu por 1 a 0, ficou longe dos quatro primeiros colocados e vai ter uma semana tensa de preparação para o clássico de domingo com o rival Corinthians.

PUBLICIDADE

Sob pressão do Inter durante os 45 minutos iniciais, o Santos teve a chance do contragolpe, mas não mostrou qualidade técnica. O meio-campo santista perdeu a disputa contra os colorados. D'Alessandro e Alex dominaram o setor e criaram as melhores jogadas por intermédio de ótimas assistências. Juan teve uma cabeçada bem defendida por Aranha, enquanto Wellington finalizou na trave.

O ataque santista quase nada fez. Lucas Lima pegou muito na bola, mas produziu pouco, enquanto Gabriel pareceu já estar com a cabeça na seleção Sub-20, para onde vai hoje a fim de disputar um torneio na Espanha. A melhor chance santista do primeiro tempo ocorreu só aos 37 minutos, em uma falha do zagueiro Paulão, que preferiu não interceptar um cruzamento de Thiago Ribeiro, que encontrou Rildo na grande área, mas ele errou o alvo.

Internacional é o terceiro colocado na tabela do Brasileirão Foto: Divulgação

No último lance do primeiro tempo, o Inter ratificou seu domínio, com a cobrança de falta de D'Alessandro, que, após desvio de Cicinho, acertou o travessão de Aranha. 

O Santos começou o segundo tempo dando a impressão de que iria tomar as rédeas do jogo. Chegou a ameaçar o gol de Dida duas vezes em cinco minutos, mas Rildo falhou em ambas as chances, e até viu o zagueiro Paulão ser expulso, aos 10minutos. Tudo foi jogado fora, aos 11, quando Rafael Moura abriu o placar, de cabeça, após vacilo de Aranha. A partir daí, os times inverteram a maneira de jogar. O Inter, com um a menos, se fechou na defesa e esperou os contra-ataques, enquanto a iniciativa passou a ser santista.

Publicidade

E a situação ficou ainda melhor para os gaúchos quando o chileno Mena, que já tinha o cartão amarelo, foi expulso, aos 25 minutos. O Santos passou a marcar a saída de bola do Inter e teve grande oportunidade aos 27, quando Lucas Lima, enfim, fez tabela com Gabriel e chutou para grande defesa de Dida. Oswaldo de Oliveira ainda colocou Leandro Damião e Geuvânio para tentar uma blitz nos dez minutos finais, mas não teve sucesso.

Damião, que retornou de lesão e fez seu primeiro jogo contra sua ex-equipe, estava visivelmente fora de forma e perdeu grande chance aos 46 minutos. Com mais uma derrota, Oswaldo tem uma semana para armar a equipe para o clássico de domingo com o Corinthians. O jogo promete ser tenso para o treinador santista.

FICHA TÉCNICA:

INTER 1 X 0 SANTOS

INTER - Dida; Wellington Silva, Paulão, Juan e Fabrício; Wellington, Williams, Alex (Ernando), Alan Patrick (Jorge Henrique) e D''Alessandro (Ygor). Rafael Moura. Técnico - Abel Braga.

SANTOS - Aranha; Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Mena; Alison (Souza), Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Rildo (Geuvânio) e Gabriel (Leandro Damião)0. Técnico - Oswaldo de Oliveira.

GOL - Rafael Moura, aos 11 minutos do segundo tempo.

Publicidade

ÁRBITRO - Wilton Pereira de Sampaio (Fifa/GO).

CARTÕES AMARELOS - Jorge Henrique (Inter) e Lucas Lima (Santos).

CARTÕES VERMELHOS - Paulão (Inter) e Mena (Santos).

RENDA - R$ 710.090,00.

PÚBLICO - 20.258 pagantes.

LOCAL -

Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.