Divulgação/Fifa
Divulgação/Fifa

International Board autoriza extensão da regra de 5 trocas na próxima temporada

Entidade flexibiliza norma para compensar desgaste físico provocado pela paralisação

Redação, Estadão Conteúdo

15 de julho de 2020 | 12h31

A International Board (IFAB, na sigla em inglês), organismo que regula as leis do futebol, anunciou nesta quarta-feira que aprovou a extensão do prazo para a possibilidade de se realizar até cinco substituições por jogo na próxima temporada, que vai terminar em agosto de 2021. A decisão de aplicar esta medida temporária ficará a critério de cada país. De acordo com o comunicado oficial divulgado pela IFAB, o pensamento é que assim será mais seguro manter a integridade física dos jogadores e o nível dos jogos. A razão principal é a emenda à lei 3 das regras do futebol: o impacto nos atletas e o seu bem estar.

Como justificativa para a manutenção das cinco substituições está o apertado calendário que todas as ligas europeias terão na temporada 2020/2021, tendo em vista que vão começar mais tarde por causa da paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus. Aliado a isso haverá a Eurocopa e a Copa América, que deveriam ser disputadas neste ano, em junho de 2021.

Assim, segue mantida a possibilidade de realizar cinco substituições, mas os treinadores dispõem apenas de três interrupções durante a partida para isso. As alterações feitas no intervalo não contam para esse número.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.