Publicidade

Itália encerra jejum de vitórias em Copas e repete marca de 1982

Seleção não vencia um partida no tempo normal do torneio desde as quartas de final de 2006, quando eliminou a Ucrânia após fazer 3 a 0

PUBLICIDADE

Por Diego Salgado
Atualização:

Em busca do pentacampeonato mundial, a Itália começou bem a campanha na Copa do Mundo ao bater a Inglaterra por 2 a 1 neste sábado, na Arena da Amazônia. O time, além disso, quebrou um jejum na competição. A seleção italiana não vencia um partida no tempo normal do torneio desde as quartas de final de 2006, quando eliminou a Ucrânia após fazer 3 a 0. Contra a Alemanha, na semifinal, a vitória foi construída nos minutos finais da prorrogação. 

PUBLICIDADE

Já o quarto título mundial foi conquistado na decisão por pênaltis, contra a França, depois de o placar de 1 a 1 persistir por 120 minutos. Em 2010, na África do Sul, a Itália tornou-se a terceira seleção campeã mundial a ser eliminada na primeira fase como detentora do título. No primeiro jogo, a seleção italiana empatou com o Paraguai por 1 a 1. Depois, ficou no 2 a 2 com a fraca Nova Zelândia. Na rodada final, acabou derrotada pela Eslováquia por 3 a 2 e deu adeus à competição.

Há 32 anos, na Copa de 1982, a seleção também pôs fim a uma série de cinco jogos sem vitórias. Antes da vitória por 2 a 1 sobre a Argentina, na segunda fase, a equipe estava cinco partidas sem vencer. Além das derrotas para Holanda e Brasil no Mundial de 1978 (ambas por 2 a 1), a Itália empatou os três primeiros jogos da campanha vitoriosa na Espanha - 0 a 0 com a Polônia e 1 a 1 com Peru e Camarões). 

Pirlo, que jogou contra a Ucrânia em 2006, comandou a Itália neste sábado Foto: Marcio Jose Sanchez/AP

Após bater a Argentina, a seleção italiana eliminou Brasil (3 a 2), Polônia (2 a 0) e Alemanha (3 a 1) para ser campeão do mundo pela terceira vez e igualar, à época, o número de títulos conquistados pelo Brasil.

No clássico contra a Inglaterra, a Itália entrou em campo pela 81.ª vez. No total, o time venceu em 44 oportunidades, com 19 empates e 14 derrotas. A próxima partida da equipe será contra a Costa Rica, na Arena Pernambuco. Depois, enfrenta o Uruguai em Natal, na Arena das Dunas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.