Itália joga mal, mas bate Malta e consegue 1ª vitória nas Eliminatórias

Mesmo em casa, equipe fez 2 a 0 com atuação ruim e gols de Destro e Peluso

O Estado de S. Paulo,

11 de setembro de 2012 | 17h49

MODENA - O arquipélago de Malta é um país quase imperceptível no mapa ao sul da Itália. Mas, nesta terça-feira, os malteses deram trabalho aos vice-campeões da Europa. Em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B das Eliminatórias Europeias para a Copa de 2014, os italianos tiveram dificuldade para vencer por apenas 2 a 0 jogando em casa, em Modena.

Os dois gols saíram nos extremos do jogo. O primeiro foi de Mattia Destro, logo aos 5 minutos. O garoto de 21 anos, reforço da Roma, recebeu de Marchisio e bateu na saída do goleiro. Depois, a Itália só ampliou nos acréscimos da partida, com Federico Peluso, defensor do Atalanta.

Pelo mesmo Grupo B, a Bulgária também teve trabalho para confirmar o seu favoritismo e vencer a Armênia por 1 a 0, gol de Milanov. O jogo foi violento, com 10 cartões amarelos e três vermelhos, sendo dois para os visitantes armênios. Com este resultado, a Bulgária divide a liderança com a Itália, ambos com quatro pontos.

GRUPO A - Quem fez ainda mais feio na rodada das Eliminatórias foi a Bélgica. Liderada por Witsel e Hazard, dois dos jogadores mais caros do mundo, a equipe belga ficou apenas no 1 a 1 com a Croácia em Bruxelas, em jogo válido pelo Grupo A. Destaque para o gol de empate dos donos da casa, marcado por Gillet, nos acréscimos do primeiro tempo, num lindo chute de primeira de fora da área.

Também pelo Grupo A, um show da Sérvia, que sapecou 6 a 1 no País de Gales em Novi Sad. Ivanovic, do Chelsea, está entre os que marcaram. Outro time britânico, a Escócia, empatou em 1 a 1 com a Macedônia.

Desta forma, o Grupo A tem a Sérvia, Bélgica e Croácia com quatro pontos, ficando nesta ordem por conta do saldo de gols. Escócia, com dois pontos, e Macedônia, com um, vêm na sequência. Gales não pontuou ainda.

MINUTO A MINUTO

SEGUNDO TEMPO

48 min - Fim de jogo! A Itália venceu Malta por 2 a 0.

46 min - GOOOOOOOL da Itália! Peluso faz o segundo gol! Ele fez de cabeça após escanteio cobrado por Pirlo.

43 min - Barzagli perde gol incrível. Na pequena área ele chutou dividindo com um maltês uma sobra e por pouco não fez o segundo.

40 min - Camilleri substitui Muscat.

36 min - Giovinco entra no lugar de Destro.

30 min - Pazzini perde boa chance. O atacante fechou bem em jogada pela ponta esquerda feita por Insigne. Mas a bola foi para fora.

29 min - Cohen mal entrou, mas leva o amarelo por simular falta.

26 mi - Schembri puxa Insigne e leva o cartão amarelo.

24 min - Os dois times mudam: em Malta, Bogdanovic dá lugar para Cohen. Na Itália, Osvaldo sai e Pazzini entra no lugar.

23 min - Jogada rara da Itália: Marchisio chuta de fora da área e leva perigo. Equipe não tem arriscado essa jogada.

20 min - A pressa como a surgir nos italianos, insatisfeitos com a vitória magra. O novato Insigne entrou bem na partida e leva perigo em jogadas pelo lado esquerdo.

16 min - Italianos sobem ao ataque em busca do segundo gol. Malta começa a arriscar um pouco mais os contra-ataques.

11 min - Quase sai o segundo! Destro recebeu pelo passe de Nocerino e na pequena área, dividiu com o goleiro, que evitou o gol italiano.

6 min - Cartão amarelo para Muscat, de Malta.

4 min - Itália voltou com a postura de adiantar a marcação e marcar a saída de bola de Malta, que se entrincheirou ainda mais na defesa.

1 min - Recomeça o jogo! A Itália mudou: Insigne entrou no lugar de Diamanti.

PRIMEIRO TEMPO

45 min - Fim do primeiro tempo! O árbitro não deu acréscimo algum. 1 min - Recomeça o jogo!

39 min - A seleção italiana relaxou mais do que podia após o gol. Como abriu o placar cedo, também se acomodou antes do que devia e agora não joga bem.

34 min - Itália abusa dos passes e não arrisca muito os chutes de fora da área. O jogo é praticamente de ataque contra defesa.

30 min - Nocerino puxa ataque pela meia-direita e cruza rasteiro. Hogg faz a defesa.

28 min - Mifsud tenta surpreender Buffon e arrisca do meio-campo. O goleiro estava adiantado e viu a bola ir com perigo para fora.

24 min - Itália joga em ritmo de treino a não força muito. Malta deixa sempre pelo menos quatro defensores.

19 min - Defesa de Malta joga em linha e marca mal o ataque italiano. Se a Azzurra forçar, goleia com facilidade.

15 min - Quase gol da Itália! Pablo Osvaldo recebeu belo lançamento e na hora de bater para o gol, foi travado.

11 min - Pirlo cobra falta com perigo e Hogg faz belíssima defesa. A bola ainda bate no travessão antes de sair.

9 min - Gol logo no começo tranquilizou a Itália, que agora sufoca a seleção de Malta.

5 min - GOOOOL da Itália! Destro abre o placar em Modena! Marchisio fez belo lançamento para Destro, que tocou na saída do goleiro.

1 min - Começa o jogo!

FICHA TÉCNICA

ITÁLIA: Buffon; Cassani, Barzagli, Bonucci e Peluso; Nocerino, Pirlo, Marchisio e Diamanti (Insigne); Destro (Giovinco) e Osvaldo (Pazzini). Técnico: Cesare Prandelli

MALTA: Hogg; Borg,Dimech, Agius e Muscat (Camilleri); Herrera, Sciberras, Briffa e Bogdanovic (Cohen); Schembri e Mifsud. Técnico: Pietro Ghedin

GOL: Destro, aos 5/1ºT, Peluso, 45/2ºT

CARTÃO AMARELO: Muscat, Schembri, Cohen

LOCAL: Estádio Alberto Braglia, em Modena

ÁRBITRO: Antti Munukka (Finlândia)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.