Ituano faz 1 a 0 no Penapolense e garante vaga nas quartas de final

Time do interior paulista enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto na próxima fase

AE, Agência Estado

23 de março de 2014 | 18h32

ITU - Foi suado, sofrido, mas o Ituano garantiu a classificação às quartas de final do Campeonato Paulista. Na tarde deste domingo, na última rodada, o time derrotou o Penapolense, por 1 a 0, no Estádio Novelli Júnior, e carimbou a vaga à próxima fase. O herói da vitória foi Alemão, autor do único gol.

O Ituano entrou em campo dependendo apenas de suas forças. Sendo assim, o clube terminou como segundo colocado do Grupo B com 28 pontos, mesma pontuação do Botafogo, que ficou com a liderança no número de vitórias: 9 a 8. Os times se enfrentarão nas quartas, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. De quebra o time de Itu ainda carimbou a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O Penapolense estava classificado e pouco interessado com o resultado. A equipe terminou como vice-líder do Grupo A, com 19 pontos, e enfrentará o São Paulo, no Estádio do Morumbi, na próxima fase.

Para quem precisava do resultado para garantir a vitória, o Ituano fez um primeiro tempo fraco, sem pressionar o adversário. As principais chances saíram em jogadas de bola parada com Anderson Salles. O zagueiro acertou o pé na entrada da área e obrigou Roni a fazer grande defesa. Foi só.

Mesmo recheado de reservas, de olho nas semifinais, o Penapolense conseguiu segurar o adversário e equilibrar as ações. Pouco antes do intervalo, Dener teve a oportunidade, em lance de bola parada, mas testou por cima do gol e perdeu boa chance.

O Ituano voltou da segunda etapa tomando susto. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Douglas Tanque, dentro da área. Ele teve tempo para matar, mas na hora da finalização bateu fraco. Depois do susto, os donos da casa começaram o festival de gols perdidos.

O primeiro foi Dick. Ele recebeu lançamento de Paulinho, mas finalizou na rede pelo lado de fora. Depois foi a vez de Rafael Silva. O atacante recebeu cruzamento e, dentro da pequena área, finalizou longe da meta.

Depois de tanto insistir, o Ituano conseguiu marcar em jogada de bola parada. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, Alemão veio de trás e testou firme para marcar. As coisas ficaram ainda mais fáceis para os donos da casa quando Heleno cometeu falta grave e foi expulso. Aí foi só tocar a bola e esperar o tempo passar.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 1 X 0 PENAPOLENSE

ITUANO - Vágner; Dick, Anderson Salles, Alemão e Dener; Josa, Paulinho (Gercimar) e Cristian (Claudio); Marcelinho (Jean Carlos), Esquerdinha e Rafael Silva. Técnico - Doriva.

PENAPOLENSE - Roni; Luiz Gustavo, Gustavo, Edmário e Samuel; Heleno, Jonathan, Paraíba e Matheus Índio (Edilson); Rafael Ratão (Biro Biro) e Douglas Tanque (Lucas). Técnico - Narciso.

GOL - Alemão, aos 31 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Guilherme Ceretta de Lima (SP).

CARTÕES VERMELHOS - Samuel e Heleno (Penapolense).

RENDA - R$ 59.000,00.

PÚBLICO - 2.800 pagantes.

LOCAL - Estádio Novelli Júnior, em Itu.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.